Alunos de uma escola privada foram os últimos a aproveitar, na tarde desta sexta-feira, 22, a programação da 13ª Semana de Museus no Museu de Artes de Belém (Mabe), localizado no Palácio Antonio Lemos. As crianças assistiram aos filmes "Ultimato Evolutivo" e "O Menino Urubu", com temáticas voltadas para reflexão sobre hábitos de consumo e preservação do meio ambiente.
Os estudantes puderam também, conhecer e visitar a exposição "Ver-o-Peso Registros e Memórias", com material produzido pelo francês Pierre Verger, e aprenderam sobre a história de Belém, em exposição montada na sala Domênico de Angelins, no Palácio Antônio Lemos.
A programação marcou o encerramento da 13ª Semana de Museus no Mabe, que teve como tema dessa edição "Museus Para Uma Sociedade Sustentável''. Durante toda a semana, mais de 200 crianças na faixa etária de sete a doze anos, participaram das atividades promovidas pelo Museu.
A estudante Maria Eduarda, de oito anos, contou que essa foi a primeira vez que visitou as salas do Palácio Antônio Lemos e que adorou dividir a experiência com sua mãe e os amigos da escola. "Foi muito legal, eu adorei os filmes e os quadros que contam a história da nossa cidade'', ressaltou a pequena estudante, empolgada com as novas descobertas.
Já a professora Claidy Pinheiro falou sobre a importância desse tipo de programação, que permite o aprendizado fora da sala aula. "É extremamente gratificante vê-los entusiasmados com essas experiências. A participação dos pais também é muito importante nessas atividades para que eles percebam o trabalho que desenvolvemos com as crianças", avaliou.
O diretor do Mabe, Bruno Pontes, analisou o envolvimento de pais e crianças durante toda a semana. "Essa programação foi voltada para crianças de até 12 anos. Aqui eles tiveram a oportunidade de aprender sobre o meio ambiente e também conhecer a história da nossa cidade. Ter a participação dos pais foi fundamental, pois, assim como as crianças, eles também levam um grande aprendizado que levam daqui"
Texto: Milene Amaral