Nesta quarta-feira, 22, o Museu de Artes de Belém (Mabe) participará da 15ª Primavera de Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que apresenta o tema “Museu: perdas e recomeços”.
A programação deste ano contempla diversas áreas como turismo, arte e meio ambiente, oferecendo palestras, workshops, exposições e lives com convidados de áreas do conhecimento relacionadas à museologia, arquitetura e artes.
"A primavera de museus, assim como outros eventos organizados pelo Ibram, tem esse potencial agregador de direcionar as diferentes instituições museológicas ao abordar um mesmo tema, a partir de diferentes perspectivas", afirma Christiane Santos, diretora do Mabe.
Ela explica que, neste ano, o Mabe optou por trazer um tema que permeia realidade cotidiana. "Que é o meio ambiente, inserindo o Museu de Arte de Belém num contexto nacional. Não só pela realização do evento, mas pela relevância e impacto social do tema abordado".
O Mabe dará início ao evento com a exposição “O verde de Belém no acervo do Mabe”, com curadoria de Nina Matos, no Solar da Beira, no Complexo do Ver-O-Peso.
A 15ª Primavera dos Museus será de quarta, 22, a sábado, 25. Todas as atividades do evento serão gratuitas e terão limite de participantes devido a pandemia de covid-19.
Confira a programação completa:
Quarta-feira– 22/09 – Workshop “Árvore de esperanças na arte educação: uma percepção estudantil do meio ambiente”. As ministrantes são Alice Miranda e Janice Lima terão como plateia no Solar da Beira, das 9h às 11h, os alunos do 9° ano da Escola Estadual General Gurjão. Ainda na quarta acontece a abertura da Exposição “O verde de Belém no acervo Mabe”, com curadoria de Nina Matos, às 17h. Local: Solar da Beira;
Quinta-feira– 23/09 – Live “O papel dos museus na proteção do meio ambiente: desafios e perspectivas”. A convidada é a Profa. Dra. Sue Costa, que a partir das 19h tratará do tema por meio do Instagram do Mabe;´
Sexta-feira – 24/09 – Webinário “Arte e meio ambiente em micropolíticas contemporâneas”, com Valseli Sampaio e Patrick Pardini. A mediação é de Janice Lima, a partir das horário: 19h. A transmissão do evento é pela plataforma: Google meet.
Segunda-feira – 27/09 – Live “Perdas e Recomeços na memória de Belém: Onde estão os museus no turismo?” e têm como convidados Raquel e Leandro da Monotour Belém, às 19h, que poderá ser acessada pelo Instagram do Mabe.
Para se inscrever, clique aqui (vagas limitadas).
Texto: Juliana Miranda