O cônsul japonês, Masahiko Kobayashi, abriu oficialmente a exposição itinerante “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”, nesta terça-feira, 9, no Museu de Artes de Belém (Mabe), no Palácio Antônio Lemos. Na ocasião, representantes do instituto Kaizen Taiko demonstraram um pouco mais da cultura japonesa através da música. Até o dia 4 de janeiro de 2015 os visitantes poderão conferir mais de 90 peças artesanais da cultura oriental.
O evento é promovido pela Fundação Japão, que realiza vários outros projetos que têm percorrido o mundo todo promovendo o intercambio cultural. Para a mostra em Belém foram selecionadas peças em cerâmicas, fotografias, pinturas, bonecas japonesas e outros objetos, que chamaram a atenção da universitária Amanda Figueredo. “É lindo de ver a cultural oriental, ainda mais quando a exposição fala sobre seu artesanato, eu que estudo artes plásticas estou saindo daqui maravilhada e com várias inspirações”, afirma Amanda.
Vinte coleções itinerantes circulam por ano em mais de 100 museus pelo mundo, mostrando a arte da cultura japonesa. Nesta exposição é apresentado o artesanato em dois momentos, revelando como a cerâmica, a tecelagem, a madeira, o bambu, a laca e o metal são importantes na vida oriental.
Dora Lucia Ribeiro, diretora do Mabe, comentou a importância de exposições como essa entrarem para história do museu. “Nós do museu estamos muito felizes em receber uma exposição de um conteúdo fantástico, só é lamentável que a mostra fique tão pouco tempo, mas o museu estará de portas abertas para receber o máximo de pessoas possíveis”, convida Dora.
O cônsul do Japão, Masahiko Kobayashi, agradeceu a parceria da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) por meio do Museu de Artes de Belém, e pontuou a importância da fomentação do intercâmbio cultural. “Esta mostra é muito boa, pois mostra uma diversidade da cultura japonesa em um nível bem requintado, é interessante esse olhar sobre a cultura japonesa”, explica Masahiko.
Serviço:
Exposição “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”
Local: Museu de Artes de Belém (Palácio Antônio Lemos)
Visitação: Terças às sextas, de 10h às 18h / sábado e domingo de 09h às 13h
Texto: Hugo Figueiredo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								