A reforma do Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota, da Prefeitura de Belém, foi anunciada nesta sexta-feira, 6, durante a programação alusiva ao Dia das Mães.
O Restaurante é uma política de segurança alimentar que comercializa diariamente 1.200 refeições por R$ 2, a unidade. Quem frequentou o estabelecimento, nesta sexta-feira, encontrou um cardápio especial de frango no tucupi, música ao vivo, decoração especial, serviços de saúde e doação de mudas ornamentais.
A dona de casa Darlene de Souza, de 65 anos, mãe de cinco filhos e avó de seis netos, aprovou a homenagem. “Eu frequento o restaurante constantemente, acho excelente o atendimento, o alimento é balanceado, passa por (avaliação) nutricionista, tudo limpo, eu acho maravilhoso, por isso sempre venho aqui. A programação está muito boa”, disse.
Reforma completa
A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, órgão responsável pela manutenção do Restaurante, Georgina Galvão, foi quem anunciou a reforma do espaço aos frequentadores. O projeto elaborado pela coordenação de projetos especiais do gabinete do prefeito, inclui as reformas do piso, do forro e dos sistemas elétrico e hidrossanitário, a pintura interna e externa, além da melhoria das condições de acessibilidade e recepção do público e restauração da calçada em frente ao imóvel.
O custo estimado é de R$ 500 mil, já reservados no orçamento municipal, com previsão de durar três meses. “Estamos realizando uma série de melhorias no Restaurante Popular para melhor atender a população. Já substituímos a empresa que prestava o serviço, melhorando a qualidade e o sabor da alimentação fornecida. E, agora, vamos fazer a reforma sem que haja a suspensão do atendimento à população”, garantiu a coordenadora.
Programação agradou aos frequantadores
O Restaurante Popular ganhou uma decoração especial para receber as mães, nesta sexta-feira, 6, com balões e arranjos florais doados pela Fundação Escola Bosque (Funbosque). A cantora Rosa Cor acompanhada do violonista Quiure cantou músicas populares brasileiras e paraenses que animaram o público durante o almoço.
“O Restaurante Popular está fazendo um evento muito bonito, muito bacana. Hoje tá outra coisa e a comida tá uma delícia”, conta a vendedora ambulante Luciléia do Socorro, de 59 anos. Ela não possui mais mãe e nem filha, mas assumiu os cuidados com a neta de 7 anos, com quem exerce a maternidade. “A minha filha, Deus levou, mas deixou uma netinha linda. Sou mãe de neta”.
Vários frequentadores do Restaurante buscaram os serviços oferecidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) durante o evento, como o jovem Lander Pacheco, de 17 anos, que fez a aferição de glicemia. Os servidores de saúde também aplicaram testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, e aferição de pressão arterial, aconselhamento de enfermagem e distribuição gratuita de preservativos.
Mimos às mães
Na saída do Restaurante Popular, as mães foram presenteadas com mudas de plantas ornamentais produzidas pela Granja Modelo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), além de broches comemorativos da empresa CZN Alimentação, contratada para administrar o estabelecimento.
O Restaurante Popular fica localizado na Rua Aristides Lobo, 290, bairro da Campina, e funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h, com atendimento ao público prioritário (idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes) das 11h às 11h20.
Texto: Enize Vidigal