Mais uma ação do “Maio Amarelo”, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém, chamou a atenção de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre práticas seguras no trânsito. Uma Blitz Educativa aconteceu nesta sexta-feira, 15, no movimentado cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a Avenida Governador José Malcher.
No local, estiveram presentes representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu); do Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Belém; da Associação dos Motociclistas do Pará (Aspamotos); do Departamento de Vigilância em Saúde; entre outros, que através de uma abordagem educativa, realizaram a entrega de material informativo e adesivo refletivo para bicicletas.
“Aqui estamos vendo muitas imprudências, mesmo com a presença dos agentes da Semob. As pessoas não respeitam a sinalização e o espaço de cada um no trânsito. Mas precisamos insistir, para mudar esse comportamento”, alerta, a coordenadora do projeto Vida no Trânsito, Maisa Moreira, que encabeça as ações do Maio Amarelo.
Vítima de três acidentes no trânsito, o ciclista Antonio Loyola, 45 anos, fez questão de ouvir a equipe de orientação, ele acredita que a educação é o melhor caminho para a mudança de postura. “É muito bom ver essa atividade educativa. Parece que hoje as pessoas não se importam mais com o próximo. Por isso, precisamos resgatar o respeito e a prudência no dia-a-dia. Percebo que o trânsito é onde muita gente desconta o seu estresse”, aponta.
Segundo o técnico de segurança e de educação no trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, a blitz é um importante instrumento de educação e de fiscalização. “Nosso objetivo é reduzir o número de morte no trânsito e de acidentes, por isso vamos intensificar nossas ações em ciclofaixas e ciclovias”, explica.
Esta é a primeira vez que Belém adere ao Movimento Maio Amarelo, organizado pela sociedade civil em parceria com entidades públicas de vários países, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Estão sendo realizadas ações em escolas, blitzes educativas, palestras para condutores de vans escolares e para profissionais de saúde, entre outras atividades. Todas desenvolvidas pelo Projeto Vida no Trânsito, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com outros órgãos públicos e privados.
Abaixo, segue a programação do Maio Amarelo:
– Ações em escolas – 8h às 12h: Escola Municipal Paulo Freire (19 de Maio) e Escola Municipal Alzira Pernambuco (26 de Maio).
– Palestra aos motoristas de veículos de transporte escolar – 9h às 12h – Auditório da SEMOB (23 de Maio).
– Ação educativa no Aeroporto Internacional de Belém – 9h às 11h – Dia 29 de Maio
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								