Mais de 200 projetos culturais devem receber incentivos em Belém

Começou nesta quarta-feira, 17, a entrega dos 236 certificados de aprovação dos projetos contemplados pela lei Tó Teixeira. Esta primeira fase está sendo realizada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), no Museu de Artes de Belém (Mabe). Com os certificados em mãos, o próximo passo é a capitação de recursos.

A cantora Natália Matos comentou que este é um incentivo de grande valor para os artistas da terra, por dar 100% de isenção. “A partir da aprovação podemos ir atrás das empresas e ter uma certeza maior de que a gente vai consegui captar nossos projetos”, esclarece Natália.

As empresas que financiarem os projetos poderão descontar o investimento nos impostos do município. Em 2013, 234 projetos foram aprovados pela Tó Teixeira e puderam fazer a captação de recursos. Heliana Jatene, presidente da Fumbel, explicou que a procura por esses tipos de incentivo cresce aos poucos. “A lei já beneficiou muitas pessoas e se mostra uma boa chance de alavancar projetos, é por isso a grande procura por ela”, conclui a presidente.

Roberto Mendes, contemplado pela Lei to Teixeira, relata que é muito gratificante a aprovação do projeto. “Estarmos recebendo este certificado para captar recursos através da lei Tó Teixeira, é de extrema importância pois a partir do momento que uma grande parcela de apoiadores e patrocinadores sabem deste incentivo, então teremos mais possibilidade de receber apoio financeiro”, finaliza Roberto.

A Fumbel ressalta que quem não pode comparecer na entrega oficial dos certificados, poderá buscá-lo na sede da Fumbel, localizada na José Malcher, 295, Memorial dos Povos.

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar