Mais de 24 toneladas de lixo retiradas de ponto de descarte em Outeiro

Pedaços de móveis, restos de alimentos e materiais recicláveis foram alguns dos diversos resíduos retirados do ponto crítico de descarte irregular no distrito de Outeiro.
Ação da Prefeitura de Belém garante zeladoria e combate descarte irregular de resíduos na cidade.

A Prefeitura de Belém iniciou, nesta quarta-feira (06), o desmonte de um ponto crítico de descarte irregular de resíduos na Rua Manoel Barata, no bairro de São João do Outeiro, em Outeiro. O local acumulava resíduos há mais de quatro anos, era considerado um foco constante de problemas para os moradores e para o meio ambiente.

Mais de 24 toneladas de lixo foram retiradas do ponto crítico de descarte irregular, evitando a proliferação de animais peçonhentos e focos de mosquitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local.

A ação de zeladoria e saúde pública foi coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), por meio da Subprefeitura de Outeiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Foram retirados resíduos de diversos tipos, como móveis, restos de alimentos e materiais que estavam adequados para a reciclagem. Além de revitalizar o espaço, a ação da Prefeitura vai transformar a área em um canteiro de contenção para que o local não volte a ser usado como descarte irregular de lixo.

Foram retiradas mais de 24 toneladas de lixo no ponto crítico de descarte irregular no bairro São João do Outeiro, no distrito de Outeiro.

A zeladoria é uma das prioridades da gestão municipal e tem se tornado uma ação constante desde o início do ano, como afirma a subprefeita de Outeiro, Glenda Amaral.

“Com esse trabalho garantimos mais qualidade de vida para os moradores do nosso distrito. A zeladoria é uma das grandes prioridades dessa gestão e estamos trabalhando de forma contínua para eliminar de vez o descarte irregular de resíduos sólidos em nossa ilha. Estamos fazendo nossa parte e também queremos que a população nos ajude a descarta o lixo domiciliar nos locais corretos”, comentou a subprefeita.

O trabalho de desmonte e limpeza tem sido acompanhado de perto por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através da fiscalização constante no local, com visitas periódicas para evitar que o problema se repita.

Celino revela alívio com o trabalho realizado pela Prefeitura, que desobstrui também para a desobstrução da via de grande movimentação no distrito de Outeiro.

Celino Ferreira é morador da região e trabalhador local. Ele destaca a dificuldade que o lixo causava no dia a dia dele e de seus vizinhos.

“É muito bom ver que estão retirando esse monte de lixo desse local. Todos os dias passo por aqui para meu trabalho e é uma dificuldade até para andar porque o lixo impede a passagem. Sem falar no mau cheiro que é horrível”, desabafa. “Essa é uma excelente ação da Prefeitura”, complementou.

Moradora Sandra Santos aprova ação de zeladoria da Prefeitura de Belém.

Além dos impactos imediatos para os moradores da região, o ponto crítico de descarte irregular de lixo também estava interferindo na economia local. Com a ação da Prefeitura, os imóveis nas proximidades passam a ser mais valorizados.

“Por causa desse lixo a céu aberto aqui próximo, insetos e o fedor eram um grande problema. É uma grande alegria e fico agradecida pela iniciativa, pra todos nós é algo muito positivo. É disso que precisamos, mas eu também espero que a população coopere e que a gente não precise mais passar por isso. É a prefeitura fazendo seu trabalho e nós, como moradores, cooperando. É algo mútuo”, frisou a moradora do Outeiro, Sandra Santos, que trabalha com aluguel de imóveis.

O serviço de retirada de entulho e o desmonte dos pontos críticos de descarte irregular de resíduos vão se continuar pelas ruas de Outeiro e também por toda Belém nos próximos dias. A ação continua essa semana com a criação de ecopontos, onde serão plantadas mudas, criado o paisagismo com o uso de materiais recicláveis e contribuindo para a expansão de espaços públicos mais sustentáveis.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar