O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, realizado em todo o país neste sábado, 16, contou com mais de 280 postos de vacinação funcionando, espalhados por toda Belém. A ação foi promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com o objetivo de facilitar o acesso à imunização a crianças e adolescentes abaixo dos 15 anos que estão com os esquemas de vacinação atrasados ou incompletos.
A cerimônia de abertura do Dia D ocorreu na Unidade Municipal de Saúde da Cremação, onde a cabeleireira Liliane de Oliveira aproveitou para deixar em dia o esquema de vacinação da afilhada, Wendlly Abreu, 2 anos, que estava com a vacina contra Hepatite A atrasada. “Sempre tive muito cuidado com a vacinação das minhas duas filhas, que hoje já estão crescidas. Agora que minha afilhada veio morar comigo, vou ter o mesmo cuidado com a proteção dela”, disse Liliane.
Com o tema “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no último dia 11 e segue até a próxima sexta-feira, 22, nas mais de 50 salas de vacina da rede municipal de saúde. “A campanha é para um público seletivo e não tem metas estabelecidas, já que serve para alertar os pais e mães sobre a atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes. É importante lembramos que a vacinação é fundamental para a redução da incidência de doenças imunopreveníveis e, assim, evitarmos o retorno de doenças que já são consideradas controladas, erradicadas e até mesmo eliminadas”, explicou Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma.
Durante o Dia D também teve gente que saiu com sorriso no rosto por não precisar tomar nenhuma vacina, por estar com a caderneta em dia. Foi o caso de Diego Alves, 10 anos, que foi à unidade de saúde acompanhado da avó, Iraci Cardeli, 65 anos, que afirmou ter muita preocupação com a saúde do neto. “Sei o quanto a vacinação é importante para o meu neto não adoecer. Por isso, desde quando o Diego era bem pequeno eu faço questão de ser atenta às vacinas dele. Mas para ficar tranquila preferi vir aqui para ter a garantia que ele não precisava”, explicou Iraci.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, ressalta que a secretaria tem realizado ações que facilitam o acesso à imunização, como a vacinação em escolas e shoppings. No entanto, ainda é preciso intensificar a procura pela imunização nas salas de vacina, por isso a importância de grandes mobilizações como o Dia D. “Toda vacina é importante. Diante isso, pedimos que todos os pais e responsáveis comparecerem às unidades de saúde, munidos da caderneta de vacinação para a aplicação das doses necessárias”, afirmou.
O evento de abertura do Dia D contou com a presença do titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vítor Mateus, e da coordenadora de imunização da Sespa, Jaíra Athayde.
Confira as vacinas disponíveis nesta campanha:
– Para crianças: Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Poliomielite Inativada (VIP), Poliomielite oral (VOPb), DTP (difteria, tétano e coqueluche), BCG (formas graves de tuberculose na infância), Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus tipo b e hepatite B), contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Difteria e Tétano (dT).
– Para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias: Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra o Papilomavírus Humano (HPV), Difteria e Tétano (dT), Febre Amarela, Hepatite B e Meningo C.
Texto: Andreza Carvalho