Mais de 4.800 pessoas com o vírus HIV são atendidas na Casa Dia

Há 16 anos, Toni de Lima, 52 anos, descobriu que tinha o vírus da Aids. Desde então, busca acompanhamento médico e hoje tem uma vida normal. “A minha carga viral está lá em baixo e o meu sistema imunológico está bem alto. Tenho uma vida normal e me sinto um vitorioso, passo despercebido na sociedade. Pena que ainda enfrentemos muitos preconceitos, mas seguimos em frente”, diz Toni, que há sete anos é atendido pela Casa Dia, instituição vinculada à Prefeitura de Belém responsável pelo atendimento ambulatorial deste público.

De acordo com o boletim epidemiológico de Aids/HIV 2015 do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia da doença no Brasil até junho de 2015 foram registrados no país 798.366 casos de Aids. Somente de 2005 a junho de 2015 foram 410.101 notificações. Em Belém, de janeiro a novembro de 2015, foram registrados 530 novos casos. Hoje, mais de 4.800 pessoas com HIV são atendidas pela Casa Dia. “Na Casa Dia eu me senti acolhido, somos atendidos em tudo que solicitamos. Os médicos de lá são os meus anjos da guarda. Nunca me deixam adoecer”, conta Toni.

Projeto – Visando ampliar este atendimento, a Casa Dia executará o projeto “Unidade Móvel de Prevenção nos Bairros”. A ideia é investir na saúde, incentivar a realização de exames e promover o tratamento da infecção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

“Este projeto foi aprovado e já tivemos a confirmação de uma emenda federal que garantirá a aquisição deste ambulatório móvel. A previsão é que chegue para nós no prazo de 90 dias”, explica o gerente da Casa Dia, Reginaldo Júnior.

A unidade móvel levará para todos os bairros de Belém ações educativas de prevenção à Aids e às DSTs. Também objetiva ampliar em 50% a realização de exames de testagem. Para isso, “estaremos com toda uma equipe multiprofissional para dar suporte para aquela pessoa que receber o resultado positivo de seu exame, pois naquele momento ela fica fragilizada. Precisamos ter pessoas capacitadas para dar todas as orientações necessárias”, diz Reginaldo Júnior.

Os pacientes serão encaminhados para a Casa Dia, que oferece acompanhamento na área de clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e fisioterapia, além dos exames necessários no acompanhamento da carga viral do sistema imunológico dos usuários.

Testes rápidos

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites para qualquer pessoa, seja referenciada por uma unidade de saúde e/ou de demanda espontânea (que não necessita de indicação médica). O resultado dos exames é entregue em até 30 minutos.

Serviço

O CTA fica na avenida Tamandaré, 909, esquina com a travessa São Pedro. Funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar