Mais de 5 mil pessoas prestigiam o desfile do Dia da Raça da rede municipal

Um pouco de tudo que caracteriza a capital paraense, tais como prédios históricos, artistas e peculiaridades dos vários bairros estiveram representados no desfile escolar do Dia da Raça, da Rede Municipal de Ensino de Belém.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) o desfile este ano teve como tema ““Belém 400 anos – História e memória dos bairros”. e contou com a participação de 36 unidades de ensino. No total, mais de 5 mil pessoas prestigiaram o evento na Aldeia Amazônica, na manhã desta sexta-feira, 04.

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos desfilaram exibindo a riqueza de seus bairros.

A Escola Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, homenageou o Bosque Rodrigues Alves, localizado no mesmo bairro, que completou no dia 25 de agosto, 132 anos de história.

A Unidade Pedagógica Combu, que fica na ilha de mesmo nome, trouxe para o desfile o tema “As árvores da floresta: samaumeira e mangueira”. Os alunos da UP também estavam caracterizados de lendas típicas da Amazônia, como o boto cor de rosa, a cobra grande e a matinta-perera.

O desfile escolar da Semec atraiu públicos de todas as idades. Edna Cruz, 60, levou os netos para assistir ao evento. “Meus netos estudam em escolas particulares, que também têm desfile, mas não é a mesma coisa. Há muito tempo tinha deixado de vir assistir, este ano eu vim e estou achando ótimo, muito organizado, muito bom mesmo”, elogiou a moradora do bairro da Pedreira.

Caracterizados com trajes de capoeira, carimbó e outros temas, os alunos levavam nas mãos desenhos do Theatro da Paz, da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e do Estádio Olímpico do Pará. A apresentação promoveu na Aldeia Amazônica, uma verdadeira aula de história sobre os bairros da cidade.

Para a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, o evento valoriza e resgata a cultura local e o patriotismo brasileiro. “Todos nós temos a responsabilidade de fazer despertar e valorizar o amor à pátria, e nós da área de educação, mais ainda. O desfile este ano também tem o objetivo de reacender e divulgar tudo o que o bairro de cada escola possui e representa para a cidade de Belém, quando estamos caminhando para os 400 anos da cidade”, ressaltou.

Durante o desfile, bandas marciais das próprias escolas animaram o público presente e empolgaram os alunos. “É o meu primeiro desfile, estou muito feliz. A gente aprendeu mais sobre a semana da pátria na escola e terminar com o desfile é muito bom”, disse a aluna Fabiane Santos, do 9º ano da escola Padre Leandro Pinheiro. O desfile do Dia da Raça já é uma tradição consolidada no calendário escolar, e este ano superou as expectativas de participação popular.

Texto: Aline Saavedra

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar