Mais de 600 pessoas atendidas em ação de saúde da Prefeitura de Belém

Iniciativa promovida pela Prefeitura de Belém reduz longas filas de espera ao garantir mais de dez especialidades médicas para servidores públicos municipais.

Crédito: Sabrina Linhares

Pacientes marcando exames em mais uma edição de atendimentos de saúde promovidos pela Prefeitura de Belém no IASB

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Assistência à Saúde de Belém (IASB), promoveu serviços médicos e exames essenciais para mais de 600 pessoas, entre servidores e usuários do Plano de Assistência Básica de Saúde e Social (PABSS), ao longo da manhã deste sábado (27), em Belém (PA).

A iniciativa diminui o tempo de espera para a marcação de consultas e garante mais dignidade no acesso à saúde. Antes de iniciar os atendimentos, os pacientes foram recepcionados com um café da manhã partilhado, criando um clima de acolhimento.

Os atendimentos iniciaram com a oferta de mais de dez especialidades, sendo as principais: ginecologia, reumatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, odontologia, nutrição, neurologia e otorrinolaringologia. Exames como raio-X, eletrocardiograma, análises laboratoriais e serviços de enfermagem também estiveram disponíveis, além da emissão de guias e demais procedimentos.

Equipe especializada garante atendimento completo

Crédito: Sabrina Linhares

Professora aposentada Rosângela Melo, 72 anos, passando pela triagem.

A iniciativa da Prefeitura de Belém foi aprovada pela população. A professora aposentada Rosângela Melo, 72 anos, estava em busca de uma consulta com cardiologista e elogiou a agilidade: “Eu tive um derrame e precisava urgente me consultar. Eu soube da ação e aproveitei a chance de garantir a minha consulta. Foi tão bom que me consultei e ainda fiz meus exames. É um alívio”, revelou, com tranquilidade.

O motorista Raimundo Carlos Alcântara, de 62 anos, leva uma vida bastante atribulada. Esse mutirão promovido pela Prefeitura de Belém foi uma oportunidade e tanto para colocar a saúde em dia. “Consegui atendimento com cardiologista e endocrinologista. Apesar de ter muitas pessoas, tudo foi bem organizado. Saio feliz e confiante”, afirma.

Prefeitura deve ampliar oferta de serviços nas próximas edições

Os atendimentos de saúde realizados no IASB contemplam diversas especialidades. É uma ação contínua que contribui para o fim das filas de espera, resguardando a saúde e o bem-estar dos servidores públicos.

A Ilma Maria Magna, 50 anos, foi mais uma que aproveitou a ação realizada na manhã deste sábado. Ela foi atendida por uma equipe completa: ginecologista, neurologista e endocrinologista. Tudo para fazer o acompanhamento da tireoide. “Há, pelo menos, três anos que eu tentava essas consultas. Graças a Deus hoje foi tudo bem rápido. Saio daqui satisfeita”, garante.

O presidente do IASB, Thiago Ribeiro, explica que os resultados da ação são expressivos desde a primeira edição, quando as filas de espera foram drasticamente reduzidas e, em algumas áreas, praticamente eliminadas:

“Em poucas edições, conseguimos resolver essa questão. O servidor público municipal de Belém, beneficiário do IASB, pode ter a certeza de que, apesar da rotina atribulada, este projeto oferece uma oportunidade para que ele e seus dependentes busquem assistência médica de forma mais acessível e em um ambiente diferenciado. A Prefeitura de Belém oferece, assim, mais uma ferramenta para que o servidor cuide da saúde e desfrute de melhor qualidade de vida”, enfatiza o titular.

Crédito: Sabrina Linhares

Presidente do IASB, Thiago Lima Ribeiro afirma que filas de espera reduziram drasticamente desde a primeira ação de saúde para os servidores públicos municipais de Belém.

Com resultados expressivos e atendimento acolhedor, a ação de saúde da Prefeitura demonstrou que eficiência e cuidado podem andar juntos, aproximando a população dos serviços de saúde e reforçando a política de atendimento humanizado em Belém.

“Após a primeira edição, percebemos o potencial de tornar a iniciativa é uma ação contínua. Expandimos o projeto e, atualmente, ele integra a programação regular do IASP. Atendemos, em média, mais de 600 pessoas a cada sábado de edição e esse número continua a crescer. Iniciamos com seis especialidades e, agora, oferecemos dez”, afirma Ribeiro, enfatizando que a perspectiva é ampliar ainda mais a oferta a cada edição.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar