Para garantir recursos visando novos investimentos no sistema de saúde da capital, a Prefeitura Municipal de Belém transformou veículos inservíveis da Secretaria Municipal de Saúde, que foram abandonados por gestões anteriores, em mais de 200 mil reais. Isso foi possível com a realização de um leilão em abril deste ano, que possibilitou a destinação apropriada desses veículos.
Ao todo foram vendidos 109 automóveis, entre ambulâncias, motos, carros de passeio, caminhonetes picapes e kombis que, com lances de R$150 a R$ 8 mil, somaram 216 mil e 355 reais para o tesouro do município. “Este dinheiro será transformado em melhores serviços para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo.
A Sesma realizou um procedimento junto ao Ministério da Saúde para fazer o desfazimento da frota de inservíveis, processo que regulamentou a venda durante o leilão. Já o evento foi realizado a partir do Chamamento Público (Nº 01/2016), que convocou e habilitou a empresa leiloeira.
“Passamos por várias fases burocráticas necessárias para que fosse dado o destino apropriado a estes veículos e sucatas que ocupavam o pátio da secretaria. A realização desse leilão prezou por um processo transparente e respeitoso com a verba pública”, ressaltou Augusto Mendes, presidente da Comissão de Desfazimento de Veículos Inservíveis.
Texto: Andreza Carvalho