Obras que cumprem uma função social e que reafirmam o compromisso da gestão municipal em promover o melhor atendimento à população. As unidades municipais de saúde da travessa Bom Jardim, no bairro da Cidade Velha e da rua Osvaldo de Caldas Brito, no Jurunas foram completamente restauradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e reinauguradas nesta sexta-feira, 27.
A primeira foi o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Cidade Velha. A unidade de saúde já funciona no espaço há dois anos e passou por reparos de pintura, elétricos, na alvenaria, no telhado, no piso e nas salas e consultórios. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues participu do evento juntamente com o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra e equipes de saúde.
"Pegamos uma rede de unidades básicas de saúde e hospitais toda sucateada e estamos em um esforço enorme de recuperação. Reinauguramos o Cerest com uma equipe multidisciplinar para atender trabalhadores, especialmente os servidores públicos. Também estamos reinugurando uma Unidade Básica de Saúde que trabalha a estratégia em saúde da família, mas vai se constituir em unidade básica da família tendo serviços avançados", ressaltou o prefeito.
O auditório do Cerest recebeu o nome da antiga servidora da unidade, Marijane de Oliveira Saraiva, que faleceu há dois anos e que atuou no espaço por mais de 15 anos. A irmã da servidora, Mariza da Silva, foi quem representou a família. Ela conta que se sentiu emocionada. “Para nossa família é maravilhoso ver a Marijane homenageada, após tantos anos de serviço prestados como servidora da prefeitura”, afirma.
“Essa revitalização é uma realização para todos nós. Ela representa motivação para nós servidores trabalharmos da melhor maneira e também um melhor conforto no atendimento do nosso público alvo”, garante a diretora do Cerest, Cláudia Porto.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) funciona de segunda à sexta-feira, atendendo servidores municipais que na área de saúde do trabalho. São oferecidos atendimentos de medicina, psicologia, assistência social e outros. Em média, o espaço realiza 150 atendimentos mensalmente.
UBS Jurunas atende comunidade do Portal da Amazônia
A comunidade localizada ao lado do Portal Amazônia, no bairro do Jurunas, principalmente do Conjunto Residencial Paulo Fonteles, já pode utilizar a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que realiza atendimentos de Estratégia em Saúde da Família (EFS). A UBS foi totalmente revitalizada, recebeu manutenção na estrutura física, como correção de rachaduras, telhado, sistema hidráulico, pintura geral e instalação de grades de proteção.
Após descerrar a placa de reforma da UBS, o prefeito conheceu as dependências da unidade, que realiza por dia em média cerca 70 atendimentos, em uma estrutura distribuída em oito salas-consultórios; sala de triagem; sala de vacinação; sala de odontologia; sala de telemedicina; miniauditório; playground e outros.
Telemedicina à disposição da comunidade
Desde julho os pacientes da UBS do Jurunas passaram a ter sala de telemedicina específica, podendo ser realizado atendimento em conjunto com profissionais da unidade de saúde e especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo.
O secretário de Saúde explica que os pacientes que têm maior grau de especialidades, os casos são todos discutidos e orientados e pelos profissionais do Hospital Albert Einstein. "É uma unidade que oferece uma resolutividade muito grande para a população", explicou Maurício Bezerra.
A população pode ser atendida por telemedicina nas seguintes especialidades: cardiologista, psiquiatria adulto e infantil, neurologia, reumatologia e endocrinologia. Esta forma de consulta estabelece confiança entre o paciente e profissional de saúde. "Tem sido uma adesão muito grande por parte dos pacientes. A gente pensava que teria resistência, mas foi o contrário", explicou a gerente da UBS, Danielly Rocha.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								