Mais um domingo com interdição do trânsito na Cidade Velha

O Bloco Fofó do Lino vai invadir as ruas da Cidade Velha para mais um domingo de Carnaval no centro histórico de Belém. Este será o segundo momento de folia no bairro e, para dar garantia de segurança aos foliões, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – Semob vai interditar seis cruzamentos no bairro da Cidade Velha, impedindo que os veículos acessem a área a partir das 13h deste domingo,11. São eles: Rua João Diogo com Avenida 16 de Novembro, Avenida Portugal com Travessa Marquês de Pombal, Rua Coronel Fontoura com Museu de Artes, Avenida Portugal com Rua Padre Champagnat, Rua Dr. Assis com Rua Dom Bosco e Rua Dr. Malcher com Avenida Tamandaré. Durante a interdição, nove agentes estarão nos cruzamentos orientando o trânsito.

A medida que iniciou no último domingo,4, deixa mais seguro os blocos que vão desfilar na Cidade Velha desde a Padre Champagnat até a Siqueira Mendes, incluindo Dr. Assis, Dr. Malcher e todas as transversais desse perímetro até avenida Almirante Tamandaré.

Apenas os carros dos blocos de carnaval, de moradores devidamente credenciados e outros em serviço poderão passar por essas ruas até às 22h. A área do entorno da Praça do Carmo continua totalmente isolada para veículos, inclusive os de blocos de carnaval e de moradores, para deixar as vias livres para os brincantes.

“A operação visa harmonizar o interesse de quem mora no bairro, conservar o patrimônio histórico e organizar e valorizar os tradicionais blocos de carnaval. Vamos dar total apoio a esta ação da Prefeitura de Belém que se estende em todos os domingos seguintes até o Carnaval. Na terça-feira gorda a operação também deve acontecer nestes moldes”, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.

Com a interdição os veículos do sistema de transporte coletivo que circulam pela área, as linhas Arsenal, Cremação- Alcindo Cacela, Ceasa-Ver-o-Peso, Pedreira-Lomas (BR-316), Marex F. Patroni e Marex Arsenal, Telégrafo e UFPA – Ver-o-Peso, terão que realizar obrigatoriamente o desvio indicado pela Semob: as linhas que dobrariam na Padre Champagnat seguem pela avenida Portugal, depois 16 de Novembro até a Cesário Alvim, Travessa de Breves, Rua Óbidos, Ângelo Custódio e Tamandaré a destino.

A Semob orienta que os veículos utilizem a rota alternativa dos ônibus como desvio para os fluxos de carros. Para garantir o transporte à população de Belém que irá desfrutar do Carnaval, o sistema de transporte coletivo vai funcionar nos domingos com programação de dia útil, ao invés da reduzida que circula nos finais de semana.

Texto: Nathalia Petta

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar