O trabalho de manutenção das árvores da capital paraense está sendo intensificado. Neste domingo, 23, das 8h às 12h, o serviço atenderá a demandas dos vegetais nos canteiros centrais da avenida João Paulo II, no trecho entre a travessa Perebebuí e avenida Ceará, e da avenida Pedro Álvares Cabral, desde a avenida Júlio César até a Tavares Bastos. Nesses locais, não será necessário interromper o trânsito e nem o fornecimento de energia.
Mais de 40 árvores, entre elas 16 mangueiras, da praça Brasil, no bairro do Umarizal, passaram por manutenção neste sábado, 22. A ação preventiva tem como objetivo retirar as ervas de passarinho, fazer poda de levantamento e de rebaixamento e, assim, evitar riscos de queda dos vegetais, garantindo também a segurança da população.
A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), disponibilizou mais de 40 funcionários do setor operacional e técnico para a ação. Os trabalhos se concentraram na travessa Dom Pedro I, no trecho entre a Senador Lemos e a Jerônimo Pimentel, onde foi necessário o desligamento de energia elétrica e o desvio do trânsito nas áreas de poda.
“A equipe de engenheiros da Semma realiza um levantamento para identificar quais árvores precisam de manutenção na cidade. Após o parecer, é solicitado o apoio da Celpa, para fazer o desligamento de energia e assim garantir a segurança. O trabalho preventivo é importante, pois garante também a segurança da população”, explica Simone Brito, diretora do Departamento de Áreas Verdes Públicas.
As secretarias municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb) e de Economia (Secon) também participaram da ação, que contou ainda com o apoio da Celpa.
“No trabalho de manutenção foi dada uma atenção especial para as mangueiras, pois muitas são árvores centenárias e precisam desse cuidado”, diz a engenheira agrônoma da Semma, Roseclea Sales.
Texto: Ana Paula Azevedo