Belém acaba de ganhar mais um presente pelos seus 400 anos. Nesta quinta-feira, 28, foi entregue a primeira parte da maquete física do Centro Histórico da cidade. O projeto é do arquiteto Aldo Urbinati e conta com o apoio da Prefeitura de Belém.
A estrutura mede 35 metros quadrados e quando estiver completamente pronta, contará com todos os 180 quarteirões, dos bairros da Cidade Velha e Campina, reproduzidos. A entrega oficial deve acontecer em abril, até lá a maquete fica exposta no Fórum Landi, em frente à praça do Carmo, para que os visitantes possam acompanhar o processo de construção.
Para a construção da maquete foram reproduzidos, em miniatura, importantes monumentos e ruas que datam, principalmente, do século XVIII. Obras do arquiteto Antônio Landi também estarão presentes no material, que é todo construído em madeira balsa – que se assemelha ao miriti e tem maior durabilidade. O projeto ainda conta com iluminação especial, remetendo ao clima da cidade.
“Fizemos levantamentos fotográficos, fotos e também colhemos informações de moradores”, explica o idealizador do projeto e arquiteto, Aldo Urbinati.
A estudante de arquitetura da UFPA, Marina Ramos, de 19 anos, é uma das voluntárias do projeto e se diz encantada por descobrir a história por trás da arquitetura de Belém. “Assim como outras centenas de jovens que já passaram por aqui, estou tendo a oportunidade de contribuir com esse presente para a minha cidade. Através da maquete, vejo Belém de uma forma diferente”, afirmou a jovem.
A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Heliana Jatene, declarou durante o lançamento do projeto que esta “é uma bela iniciativa que vem presentear a cidade nesse momento histórico”.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								