Quando Matheus pisou num skate pela primeira vez tinha só 18 meses de vida. Hoje, aos cinco, foi um dos inscritos nas III etapa do Interbairros de Skate, realizada na manhã deste domingo, 6, na mini rampa da Marambaia. O evento é organizado pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer.
Matheus dividiu a mini rampa com gente que pratica o esporte há muitas décadas, como o próprio pai, Michel Frank, que comemora a iniciativa do poder público, e já imagina o filho usufruindo de outra realidade. "As mini rampas dão uma base legal pro skate, mas o que tá faltando é o que já existe lá fora, que são as praças adaptadas ao skate que se integram na estrutura já existente", explica o técnico em contabilidade.
O pedagogo Paulo César da Mata também participou da etapa da Marambaia. Depois de 20 anos de manobras radicais ele elogia a prefeitura pela oportunidade e pelo incentivo dado àqueles que optaram por esportes mais radicais. "Com o apoio da prefeitura melhora muito a questão da estrutura, além de ser um momento de confraternização entre nós esportistas. Tem gente que tá há muito tempo sem se ver e se encontra nesses campeonatos", afirma.
O Interbairros também reúne os praticantes de patins e BMX, que abusam da gravidade em manobras tão difíceis quanto bonitas. O Edson da Cohab, veio de Santa Izabel para participar do Interbairros, aliás participou também das etapas de Icoaraci e Mosqueiro, onde foi campeão. "É muito bom ter eventos organizados como esse, então a gente aproveita a oportunidade e vem mesmo", diz o mecânico de motos.
Para o coordenador do Interbairros, Dudu Sardo, mais do que incentivar o esporte, a prefeitura tem contribuído com toda a comunidade quando investe, por exemplo, na revitalização desses espaços. "É um espaço público que tem que ser utilizado pelos praticantes de esporte e pela comunidade. a reforma feita pela prefeitura deu vida à esse lugar e os moradores da área inclusive parabenizaram o trabalho", concluiu o coordenador.
Texto: Fabiana Cabral