Na manhã desta quinta-feira, 11, a Marinha do Brasil, realizou uma cerimônia cívico-militar em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, um dos principais eventos ocorridos durante a Guerra do Paraguai em 1865. A cerimônia aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), e contou com a presença de diversos representantes do poder público municipal e estadual.
“Se trata de um evento marcante para a história do Brasil e que merece ser lembrado. A Prefeitura de Belém faz questão de prestigiar também pela grande parceria que temos com a Marinha do Brasil que, junto com as forças armadas, contribui tanto para o crescimento do município, quanto para a nossa segurança”, declarou a vice-prefeita, Karla Martins.
Na ocasião, foi feita a imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval que é considerada a mais alta condecoração da Marinha. “Essa é a nossa maior comemoração. Hoje não só comemoramos a nossa vitória na batalha, mas sim, o legado daqueles homens que se sacrificaram para que isso acontecesse”, afirmou o almirante do 4º Distrito Naval, Edlander Santos.
A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu durante a Guerra do Paraguai no dia 11 de junho de 1865, às margens do rio Riachuelo. A programação de comemoração do aniversário de 150 anos segue até o dia 11 de julho e contará ainda com um desfile nacional dos navios da Marinha; Mostra de Artes Visuais Almirante Barroso; e uma exposição dos trabalhos vencedores da Gincana de Artes visuais.
Texto: Edson Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								