Um ano após a reforma e ampliação do Hospital de Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, localizado no bairro do Umarizal, já são aproximadamente 100 mil atendimentos realizados. O número é comemorado pela equipe de profissionais do hospital e, segundo eles, deve-se a maior resolutividade no atendimento ao usuário, proporcionada pelo aumento do número de leitos (de 198 para 220) e expansão do bloco cirúrgico, hoje com capacidade para mais de 600 cirurgias por mês.
Com problema renal agudo, o estudante Fabrício José de Souza, 23 anos, precisou de atendimento no novo PSM após uma crise ocorrida no dia 22 de janeiro deste ano, quando chegou ao local em estado grave. Ele viu, naquele momento, a importância de uma estrutura completa e de portas abertas para a população.
“Não sabia que tinha problema nos rins até entrar aqui. Fui internado na sala vermelha e depois fui para a UTI inconsciente, foi quando comecei a fazer hemodiálise e depois que acordei, percebi que estava tendo a minha vida de volta”, relata o paciente, que agradece o empenho da equipe de médicos, enfermeiros e técnicos do hospital. “Eles devolveram a minha vida porque lutaram até o fim para que eu me recuperasse”.
Após a reforma, quase 2 mil cirurgias foram realizadas, cerca de 7 mil internações e quase 180 mil exames de diagnóstico, além dos atendimentos pelo serviço social, terapeutas, psicologia e fisioterapeutas, entre outros serviços agregados ao Comitê de Humanização do hospital que vão desde a, recepção ao paciente, ao atendimento aos familiares das pessoas internadas.
“O Acolhimento ao Usuário é um grupo, que recepciona o usuário de forma acolhedora e humanizada e atua na prevenção de conflitos, monitorando a espera do usuário, informando sobre a oferta de serviços e horário de funcionamento e executa ações da porta de entrada aos corredores do hospital”, explica o diretor geral do pronto socorro, Samuel Aflalo.
“De junho de 2014 a junho de 2015, até ocorrer o sinistro no hospital, nós chegamos a atender, cerca de, 147 mil pacientes no setor de urgência e emergência e de março de 2016 a janeiro de 2017, quando os serviços de urgência e emergência voltaram a funcionar no PSM, totalizamos quase 100 mil atendimentos de acordo com dados do DATASUS”, informa o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio de Amorim Figueiredo, que esclarece a diminuição no número desse atendimento. “A prefeitura ampliou a oferta de serviços nas Unidades de Pronto Atendimento, com a inauguração da UPA que fica no bairro da Sacramenta, e nas Unidades de Saúde de Belém”, ressalta, lembrando que a UPA da Sacramenta, que é a que descentraliza os atendimentos do PSM, chega a atender 600 pacientes por dia com a clínica médica adulta, e, pediátrica e traumatismos menores. “Dessa forma, o PSM da 14 consegue atender com ainda mais eficiência os casos mais graves como: asma grave, perda da consciência, facadas, baleamentos, fraturas, suspeita de infarto, crises hipertensivas de difícil controle, entre outros”.
Fabrício, ainda não teve alta. Segue em observação médica, realizando hemodiálise, mas já faz planos para assim que sair do hospital. E, um deles é começar a fazer um curso de enfermagem. Ele garante, também, que será tão dedicado quanto os profissionais que salvaram sua vida no hospital. “Esses dias mesmo eu estava conversando com a minha mãe sobre fazer enfermagem. É uma profissão muito bonita, que te dá oportunidade de cuidar do outro, e foi exatamente o que eu vi aqui”.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								