Memorial dos Povos recebe 1ª edição da Feira Viva neste domingo, 3 de novembro

Em celebração ao Dia Mundial do Veganismo, comemorado em 1º de novembro, o Memorial dos Povos recebe neste domingo, 3, a 1ª edição da Feira Viva, a partir das 9h. O evento possui apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). A programação é totalmente gratuita, com música ao vivo, contação de histórias, oficinas e diálogos sobre um futuro mais sustentável, visando conectar o público a empreendimentos e ideias voltadas para a construção de um futuro mais saudável.


Em sua primeira edição, a Feira Viva reúne iniciativas focadas a um pensamento mais sustentável e oferece uma programação diversa para pessoas de todas as idades. Além disso, as atividades oferecem ao público uma oportunidade de se divertir, degustar comidas, participar de oficinas e conhecer diferentes formas de consumo consciente.


Petra Marron, idealizadora do evento, afirma que a Feira Viva não é apenas um evento, mas um movimento de celebração e união. “O evento é a realização de um projeto que reflete o ideal de algo que sentimos falta na cidade. É uma oportunidade para reunir empreendedores e expositores que compartilham um pensamento semelhante, criando um espaço para enaltecer nossas potências e nos fortalecermos como uma comunidade que está criando uma cena vegana em Belém. É também um momento para nos enxergarmos como empreendimentos que estão fazendo a diferença na forma de se relacionar com a Amazônia e o consumo”.


Nos dias 1º (sexta-feira) e 2 (sábado) de novembro, a programação acontecerá na Padaria Verderosa, localizada na rua João Balbi, 508, no bairro do Umarizal, com especialistas realizando palestras sobre saúde e gastronomia. Já no dia 3 (domingo) de novembro, a programação vai ocorrer no Memorial dos Povos, com uma feira gastronômica e criativa, além de apresentações musicais e atividades práticas e infantis.


Feira Viva no Memorial dos Povos 

No Memorial dos Povos, a Feira Viva contará com expositores de destaque no ramo na capital, como a Padaria Verderosa, a confeitaria Bolo de Cristal, o restaurante Purão Vegano, a hamburgeria Veg Burger, sorveteria artesanal Umami e a casa de chocolates Filha do Combu.


Além dos expositores gastronômicos, o evento também vai apresentar ao público empreendedores de outros mercados, que vão expor obras, objetos e artesanato indígena, além de plantas raras, vasos artesanais, artigos decorativos e itens de jardinagem.


A programação cultural oferecida ao público inclui shows ao vivo de Íris da Selva, Forró Xodó e Raidol, e atividades e oficinas para as crianças, como a de bolhas de sabão.


“A Feira Viva é uma oportunidade de unir a comunidade em torno de ideias que transformam, celebrando a harmonia entre veganismo e sustentabilidade de forma alegre e inclusiva. É uma celebração das nossas escolhas, uma forma de refletir sobre o consumo e interagir com outros empreendimentos”, conclui Petra Marron.


Programação completa:


Dia 1 – Local: Padaria Verderosa:

14h – Abertura

14h45 – Fala de abertura: “Por que celebrar o Dia Mundial do Veganismo?”

15h – Aula-show com Petra Marron: “Focaccia sem glúten com antepasto de casca de banana”

16h30 – Palestra com a nutricionista Jamile Barros: “Alimentação e Sustentabilidade: por que precisam andar juntas?”

18h – Boteco Amazônia Viva: comidas de boteco em versão vegana

22h – Encerramento.


Dia 2 – Local: Padaria Verderosa

8h às 12h – Café da manhã pela floresta em pé: clássicos e delícias em versão vegana

13h – Palestra com o educador físico Rafael Correto: “Alimentação à base de plantas e a prática de atividade física na Amazônia”

14h30 – Aula-show com Lorena Coelho: “Como fazer um bolo vegano festivo com ingredientes amazônicos?”

16h – Encerramento.


DIA 3 – Memorial dos Povos


9h – Abertura da feira gastronômica e criativa


9h30 – Fala de abertura


10h – Palestra com Isabela Lima, diretora da Bioma Sustentabilidade: “Como fazer um evento sustentável?”


11h – Oficina de bolhas de sabão com Pedro Bolha


11h – Apresentação musical: Íris da Selva


13h – Apresentação musical: Forró Xodó


15h – Oficina com Rennan Mesquita: “Trufas amazônicas sem açúcar”


16h – Contação de história com Tia Ot: “O Menino e o Pardal”


16h – Oficina com Bendita Mirna: “Como organizar a cozinha para evitar desperdícios?”


17h – Apresentação musical: Eduardo Du Norte


17h50 – Apresentação musical: Raidol


18h – Encerramento da feira gastronômica e criativa


Serviço


Datas: 1, 2 e 3 de novembro


Locais: 


Padaria Verderosa – João Balbi, 508 (dias 1º e 2 de novembro)


Memorial dos Povos (dia 3 º)


Entrada: Gratuita


Atividades: Oficinas, palestras, aulas-show, música ao vivo, feira gastronômica e criativa e atividades infantis.

Texto: Vagner Mendes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar