A tarde da última sexta-feira, 20, foi muito proveitosa para 500 merendeiras da rede municipal de ensino que participaram de duas aulas ministradas por chefs de cozinha de outros estados do Brasil. As aulas foram aptesentadas no teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, localizado na avenida Magalhães Barata.
O evento é uma realização do Festival Ilhas e Sabores, que faz parte da programação do XXIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que está ocorrendo na capital paraense, desde a quinta-feira, dia 19, em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e da Fundação Municipal da Assistência ao Estudante (Fmae).
Trocas – A aula reuniu trocas de conhecimento com a vontade de aprender. A merendeira Nádia Maia, de 43 anos, trabalha há 19 na Unidade Estudantil Catalina II, e estava ansiosa para saber o que os chefs iam ensinar e como ela poderia adaptar a confecção do prato às refeições das crianças. "Quero levar tudo que vou aprender aqui para o dia a dia da escola e mudar a forma que utilizo os ingredientes", disse.
Os chefs Conceição Neroni, do Rio de Janeiro, e Don Fabrizio, da Bahia, ensinaram as servidoras a fazer pratos regionais tradicionais, como uma moqueca de peixe utilizando filhote. Don Fabrizio disse que preparou uma aula especial. "Eu não vou ensinar a elas como fazer uma receita, mas darei a possibilidade de abrir novos caminhos com os ingredientes que elas têm ao alcance das mãos", explicou Fabrizio.
Influência – Para a nutricionista da Fmae, Carmem Brandão, esse tipo de aulas influencia diretamente na merenda das escolas. "A alimentação saudável é desenvolvida diariamente nas escolas e com esses conhecimentos que elas adquirem, a possibilidade de melhorar o sabor e fazer pratos diferentes com o mesmo produto ajuda e estimula a criança a comer de forma mais saudável", disse a nutricionista.
O evento também reuniu servidoras dos distritos de Belém. A merendeira Julieta Fonseca, de 53 anos, veio de Mosqueiro para assistir às aulas. "É sempre bom estar se reciclando. Eu vim, porque gosto de me atualizar e de servir uma comida gostosa e nutritiva para as crianças", destacou Julieta.
Festival Ilhas e Sabores – O festival Ilhas e Sabores se iniciou na manhã de sexta-feira, 20, com um Fórum Gastronômico, que abordou temas como "A Importância da Estratégia do Turismo Gastronômico"; "Identidade e Desenvolvimento dos Pulses na Cozinha Brasileira", "Nutrigenômica: Vivendo com seu DNA", entre outros.
A programação segue neste sábado, 21, e domingo, 22, das 12h às 22h, no Parque da Residência, com uma programação diversificada, que terá feira gastronômica, aulas de chefs convidados abertas ao público e shows. A Prefeitura de Belém participa dessa feira em uma tenda montada pela Escola da Pesca e Fmae, que utilizam o espaço para mostrar os serviços que desenvolvem.
Texto: Jamyla Magno