Missa na Sé e homenagem da comunidade evangélica marcam o início das comemorações do aniversário de Belém

O dia de comemoração do aniversário de 406 anos de Belém, nesta quarta-feira, 12, começou logo cedo, às 7h, com a realização da tradicional missa solene em ação de graças celebrada na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha.

A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e acompanhada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, secretários do governo municipal e moradores da cidade.

“Belém é um símbolo da fé. Não há festa religiosa maior no mundo que a realizada pela Igreja Católica aqui, que é o Círio de Nazaré. Para governar uma cidade precisa estar baseado em uma técnica, mas é preciso também entender a espiritualidade do povo, para que todos assumam a tarefa de reconstruir Belém”, declarou o prefeito Edmilson.

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, pontuou que “a missa é um momento de ação de graças pela vida do povo e pela história da cidade e este é o momento de agradecer a Deus” e que "possamos ter uma convivência sadia, baseada no respeito a todos na cidade".

A celebração foi acompanhada também pela população e congregações religiosas católicas existentes em Belém. “Hoje vivo com um sentimento de muita alegria e emoção ao poder participar dessa celebração do aniversário de 406 anos de Belém”, declarou o odontólogo Fábio Prince, que acompanhou a missa solene na Catedral de Belém.

Comunidade da Assembleia de Deus presta homenagem à Belém com abraço simbólico

Após a cerimônia religiosa na Catedral de Belém, a homenagem continuou na Praça do Relógio, onde a comunidade evangélica da Assembleia de Deus e transeuntes, que circulavam pelo logradouro, deram um abraço simbólico na cidade, para demonstrar a gratidão que sentem pela capital paraense.

O abraço simbólico é realizado desde 2016, por ocasião da comemoração dos 400 anos da cidade. "Belém necessita de um olhar mais cristão, para que as pessoas possam entender importância de Jesus Cristo. Ele que salva, cuida e cura. Esse momento é para que a cidade perceba que Jesus Cristo é o Senhor dela", disse o pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Belém, Zildomar Campelo.

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também acompanhou a demonstração de fé da comunidade evangélica. "Como prefeito, quero agradecer a igreja Assembleia de Deus e todos e todas que estão participando desse abraço simbólico em Belém, aqui na Praça do Relógio", declarou.

Ao final do abraço, balões com trechos bíblicos e mensagens de bênçãos para a cidade foram soltos pelos participantes do evento religioso.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar