O domingo de pré-carnaval no bairro da Cidade Velha, em Belém, já virou tradição para centenas de famílias e foliões que aproveitam o momento para esbanjar diversão. Hoje, 8, não foi diferente para a família da dona Adélia Barros. Ela que mora na Rua Dr. Assis, no centro histórico da capital, não se importa nem um pouco com as músicas e agitação que fica em frente à sua casa essa época do ano.
“Aproveito o Carnaval para reunir toda minha família, que também aprecia a folia. Filhas e netos vêm para casa e daqui acompanhamos a saída dos vários blocos carnavalescos”, conta a aposentada. “Enfeito minha casa, minha janela, que é onde fico para me divertir junto com os brincantes”, completa.
Um dos blocos que tomou as ruas do bairro neste domingo, foi o CaBloco Muderno. Mais de mil pessoas seguiram o trio que misturou vários ritmos, entre eles o rock, carimbó e claro, as clássicas marchinhas de Carnaval. Uma ótima opção para os fãs do metal e das músicas regionais. “Adoro rock, e não há um jeito melhor para se divertir do que ouvir uma música que a gente gosta, rodeada de amigos e alegria”, conta a empresária Rita Amaral da Costa, que estava acompanhada de dezenas de amigos, vindos do interior do Estado.
O trânsito, organizado pela Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), garantiu o fluxo de pessoas que estiveram no bairro. Algumas ruas precisaram ser interditadas para as passagens dos blocos. A organização do trânsito, e das outras ações da PMB, como a limpeza e a fiscalização durante o pré-carnaval, foram ressaltados pela engenheira florestal, Emilia de Souza. “Fico muito feliz em ver a organização dos blocos e das ruas que estão recebendo a folia. Isso nos motiva a vir todos os domingos pular e brincar o Carnaval”, comenta a engenheira, que ainda não perdeu um domingo na Cidade Velha.
Ainda sobre a mistura dos ritmos musicais, o agente aeroportuário Thyago Rosa, conta que espera ansiosamente pelos domingos de folia. Ele, junto com toda a família assistem de “camarote” a passagem dos blocos na Cidade Velha. “Adoro o Carnaval, é uma época do ano em que nos divertimos bastante junto com família e amigos”, comenta o agente, que inclusive, gosta de se fantasiar para “aproveitar de verdade a folia carnavalesca”.
Além do CaBloco Muderno, os brincantes acompanharam, ainda no bairro da Cidade Velha, os blocos Filhos de Glande, Fofó de Belém e o bloco Carnavelha.
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								