Moradores da Condor aprovam o Mutirão da Juventude

Os agentes ambientais do Mutirão da Juventude que a Prefeitura de Belém está promovendo no bairro da Condor, para coleta de material reciclável, foram recebidos de braços abertos pelos moradores.

Iniciada nesta quarta-feira, 26, a ação se estenderá até sexta-feira, 28. Entre 8h e 12h, 40 agentes ambientais passarão da casa em casa, percorrendo parte das avenidas Bernardo Sayão e Roberto Camelier e da travessa Quintino Bocaiúva, onde está sendo realizado o Mutirão.

A ação é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável (Concaves) e realização das equipes do consórcio TPF/Synergia e da Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben.

Coleta e conscientização – Além de coletar material reciclável o mutirão leva conscientização ambiental e sobre o tratamento correto dos resíduos sólidos aos moradores. Os agentes ambientais usam uniforme e crachá para se identificarem aos moradores e tomam todas as medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19, como o uso de máscaras e luvas.

“O nosso objetivo é não só fazer as obras, mas trabalhar também a questão social com a educação ambiental. Conscientizar a população da real importância dessas obras”, afirma Victória Veras, coordenadora adjunta do Promaben, que acompanhou o início do mutirão junto com o subcoordenador Ambiental, Alex Ruffeil.

A costureira Maria de Nazaré Peniche Siqueira, 59, moradora da avenida Roberto Camelier, acompanhou com entusiasmo a ação dos agentes ambientais. “É maravilhoso esse serviço. É bom para os jovens. Juntar essas coisas para reciclagem, coisas que a gente não quer mais, mas serve pra outra coisa, pra fazer muitas coisas boas”, afirmou.

Os jovens que participam do mutirão também estão entusiasmados – Alexandre Chermont, 18, estudante universitário, acredita que “esse mutirão que a prefeitura está fazendo também é uma forma de resistência. Isso que a gente está fazendo é um passo pequeno, mas que vai dar fruto e eu espero que continue assim por muito tempo”.

Everson Pureza, 24, agente ambiental, considera imprescindível esse trabalho de conscientização. "Serve para a gente conservar a cidade mais limpa, levar educação ambiental aos moradores e incentivar a preservação do meio ambiente.”

O encerramento do Mutirão da Juventude será no dia 29, com a entrega do material reciclável coletado para a Concaves. As ações educativas do PEAS, esta semana, incluem ainda o Painel das Origens Belenenses, palestra que será ministrada pelo presidente da Fumbel, Michel Pinho, sexta-feira, 28, das 08h às 10h, na Escola Rotary, no bairro da Condor.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar