Moradores da ilha do Combu elegem conselheiros do programa Tá Selado

Durante plenária do programa Tá Selado, realizada na tarde desta terça-feira, 21, cerca de 60 moradores da ilha do Combu indicaram como prioridade para a gestão municipal atuar nas áreas de educação, saúde, saneamento e projetos de turismo para as comunidades locais.

Os moradores também elegeram por aclamação quatro conselheiros para representá-los no fórum permanente de participação popular da Prefeitura de Belém. A plenária foi realizada num estabelecimento comercial localizado na ilha.

Saneamento

Durante a plenária, o subcoordenador Ambiental do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Alex Ruffeil, explicou aos moradores sobre os benefícios que a ilha e terá com a diminuição da poluição do rio Guamá, a partir da implantação da Estação de Tratamento de Esgotos no bairro do Jurunas.

A partir da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, o esgoto que hoje não passa por tratamento algum, passará a ser tratado antes de ser lançado no rio.

Na avaliação da coordenadora do Tá Selado, Jane Cabral, a plenária foi bastante positiva e as pessoas ficaram bastante interessadas em participar, chegando com seus barcos no local. "As demandas deles são básicas, mas muito necessárias", afirma a coordenadora, ressaltando que os moradores do Combu ficaram 16 anos sem que sua demandas fossem ouvidas pelo poder público municipal.

As demandas aprovadas pelos delegados do Tá Selado serão incluídas no orçamento municipal para o próximo ano.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar