Moradores da Passagem Helena Dias comemoram a chegada da pavimentação, drenagem e reforma da praça

“Fizeram uma drenagem e um asfalto muito bom aqui. A Prefeitura de Belém olhou para nós e ficou muito melhor agora”. Este é o depoimento do mecânico Carlos Alberto, 59, que mora na passagem Helena Dias, no bairro do Jurunas, desde quando nasceu. Ele elencou as dificuldades vivenciadas no local, como os inúmeros prejuízos da vizinhança.

Lama e chuva – Carlos Alberto lembrou dos 11 mil reais de prejuízo do carro que ele consertava para o cliente e perdeu em um alagamento ocasionado pela forte chuva.

“Foram muitas perdas materiais que todos viveram aqui na passagem. A gente andava no meio da lama e da água da chuva, que também entrava nas casas. A água demorava cerca de três dias pra secar”, contou.

O transtorno vivenciado pelas mais de 250 famílias se arrastou por pelo menos 16 anos. A passagem Helena Dias fica fica às proximidades da passagens Jacó e Camapu. A agente de turismo Socorro Maués, 59 anos, sempre viveu na localidade e lembra quando era apenas cercada por pontes.

Asfalto chegou – “Foi, então, que, na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, ele olhou por nós e nos tirou da lama. Ele trouxe o asfalto. E, durante a primeira e a segunda gestão dele, era sempre feita manutenção. Mas depois que ele saiu nenhum outro prefeito fez manutenção aqui”, lembrou Socorro.

Segundo a moradora, a falta de manutenção ocasionaram os alagamentos. “Agora, o prefeito Edmilson Rodrigues olhou novamente pelos moradores, e não alaga mais, temos uma rua asfaltada e uma nova praça”, disse a agente de turismo.

A jornalista Gabriela Souza, 27 anos, também estava feliz em ver a rua asfaltada. Ela contou que, agora, quando chove, a água escorre normalmente sem invadir as casas.

“Estamos muito satisfeitos com as obras de pavimentação. Muito obrigada ao nosso prefeito Edmilson, que olhou por nós. Agora, na nossa rua podemos andar com calma e paz, sem precisar colocar o nosso pé na água”.

Obra – A passagem Helena Dias recebeu obras de drenagem, pavimentação, revitalização de calçadas e paisagismo. Os trabalhadores continuam o serviço na praça, que receberá arborização, iluminação com dois postes metálicos, com duas luminárias ornamentais em LED.

Para o professor de artes e presidente do Centro Comunitário Helena Dias, Adilson Pimenta, 38 anos, o resultado da obra já pode ser visto.

“Já estamos vendo os resultados, estamos vendo que o serviço está sendo eficiente, porque, a cada semana, vem um representante da Prefeitura de Belém, para acompanhar o andamento da obra. Nas últimas chuvas, a gente não vê não o alagamento, chove e a água escorre, porque teve toda uma revitalização”, comemora o professor.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar