Moradores de Outeiro recebem capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos

Cerca de 50 pessoas da Ilha de Caratateua participaram da capacitação em boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, nesta quinta-feira, 19, ofertada pela Prefeitura de Belém, por meio da parceria entre Fundação Escola Bosque (Funbosque), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e comunidade.

A ação é realizada quinzenalmente nos bairros de Outeiro, levando às comunidades qualificação e a emissão da carteira de manipulador de alimentos para as pessoas que atuam e as que pretendem atuar na área. Hoje foi a vez da comunidade do bairro São João receber a capacitação.

"A necessidade das pessoas é grande em relação à carteira de manipulador de alimentos e sabemos que muitos têm dificuldade de ir até à sede da Sesma, em São Brás. Por isso, resolvemos levar essa assistência cada vez mais próximo da população", destaca a coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Funbosque, Rosilda Santana.

Serviço mais próximo às comunidades

Para a autônoma Ieda Alves, essa oportunidade veio em boa hora, uma vez que a temporada de visitantes na ilha está perto. "Eu precisava renovar a minha carteira para voltar a vender lanche no mês de julho. Quando me informaram que hoje iam ter o serviço da carteira aqui, fiquei muito feliz, pois eu não tinha condições financeiras de ir em Belém para renovar", contou Ieda.

A capacitação é baseada na Resolução 216/04, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece os procedimentos de boas práticas.

"Através dessa formação passamos para eles a importância de ter o cuidado com os alimentos, com a higienização do local de trabalho, com a higiene pessoal e suas vestimentas de trabalho. Para que eles entendam a importância de seguirem no processo de manipulação de alimento", explica Priscila Fonseca, agente da vigilância sanitária e ambiental da Sesma.

A formação foi desenvolvida pela Coordenação de Desenvolvimento Comunitário da Funbosque e o Departamento de Vigilância Sanitária da Sesma, já foi realizada nos bairros: Fama, Brasília, Fidelis, São João do Outeiro. A próxima capacitação será no Bairro de Itaiteua, no dia 2 de junho.

Texto: Amanda Cardoso

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar