Moradores de Outeiro recebem orientações sobre uso racional da água e destinação de resíduos

A equipe de educação ambiental da Agência Reguladora de Belém (Arbel) esteve em Outeiro na manhã desta sexta-feira, 10, levando informações sobre serviços de saneamento aos moradores da ilha.

A ação integrada, denominada Arbel Itinerante, tem por objetivo informar sobre as ações desenvolvidas pela autarquia, bem como orientar sobre os procedimentos para uso racional da água e destinação correta dos resíduos.

Moradores e comerciantes do bairro São João de Outeiro receberam panfletos com informações gerais, contatos para reclamações, denúncias sobre descarte irregular de lixo e problemas com a qualidade e distribuição da água que chega até às torneiras.

O autônomo Mateus da Silva Lima aprovou a ação e disse que está sempre vigilante para manter a ilha limpa para receber os clientes. “É muito importante ficar atento a essas questões, pois ninguém fica confortável em um ambiente sujo e cheio de lixo”, disse. ”Achei a vinda de vocês aqui hoje muito importante, porque até então eu não sabia a quem reclamar”, comemorou.

Segundo o diretor autárquico da Arbel, Sérgio Menezes, o contato direto com o usuário dos serviços de saneamento prestados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) é fundamental para levar informação sobre de que forma este morador pode se relacionar com as prestadoras de serviços.

“O primeiro contato do morador deve ser feito com a Cosanpa ou Sesan, que são os prestadores de serviço. Com este primeiro protocolo, o interessado pode procurar a Arbel que vai acompanhar o processo até a resolução total do problema apresentado. Acreditamos que esse tipo de informação do usuário fortalece seu direito à cidadania e também possibilita melhoria dos serviços públicos prestados”, explicou o diretor.

A ajudante de cozinha Regina Gadelha trabalha em uma barraca localizada na Praia Grande de Outeiro e considerou importante as informações que recebeu da equipe da Arbel.

“Nossa atividade aqui necessita de água em todos os momentos, desde o preparo até a limpeza final dos materiais da cozinha. Quando falta água é um desespero total. Agora sei a quem recorrer para garantir que a qualidade desse serviço prestado pela Cosanpa possa melhorar e nunca deixar a gente na mão”, disse.

Serviço

A Arbel funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e está localizada na rua Curuçá, nº 555, entre as travessas José Pio e Manoel Evaristo, bairro do Telégrafo. Telefone para contato: (91) 98464-7478.

Texto: Lauro Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar