A comunidade do Conjunto Quatro Estações, no bairro do Coqueiro, recebeu, na manhã deste sábado, 31, uma ação de cidadania organizada pela Prefeitura de Belém (PMB), através de diversas secretarias e órgãos, em parceria com o governo do Estado e governo federal. A expectativa do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), que coordenou a ação, é de que, durante toda a manhã, mais de mil pessoas tenham sido atendidas pelo projeto, instalado na rua da Castanheira.
De acordo com a líder comunitária Elisângela Souza, a ação era um desejo antigo da comunidade, surgida a partir de uma ocupação, há nove anos. Segundo ela, cerca de 750 famílias residem na área. “A comunidade aqui é muito carente e precisa de diversos serviços. Felizmente, a prefeitura, tão logo a procuramos, atendeu o nosso desejo e nos ajudou a concretizar a ação, além de realizar serviços como limpeza e desobstrução de bueiros”, pontou.
Na ação, era possível acessar serviços como emissão de documentos, cadastro no Bolsa Família, teste rápido para dengue, AIDS e outros; assistência médica, entre outros.
O aposentado Osvaldo Magalhães, de 70 anos, é morador da área e aproveitou a manhã de sábado para tirar a segunda via da carteira de identidade e fazer uma consulta médica. “Isso é muito bom porque muitas vezes nós não sabemos nem onde ficam os órgãos que realizam esses serviços, então, ter aqui perto da nossa casa, é muito bom”, destacou.
A mesma opinião tem a autônoma Adriana Moraes, de 34 anos. Mãe de dois filhos pequenos, ela foi até o local do mutirão para tirar a segunda via da carteira de identidade, a qual estava precisando com urgência para dar entrada no benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “No banco, não estão aceitando a minha carteira porque ela está muito antiga. Tirei quando tinha 16 anos, então, precisava mesmo atualizar e esse serviço aqui facilitou muito”, explicou.
Entre os órgãos que participaram do trabalho estão GGIM; Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Saneamento (Sesan), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); AmaBelém; Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel); Defesa Civil; Portal do Trabalhador; Guarda Municipal de Belém; Fundação Papa João XXIII (Funpapa); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); Polícia Civil; Polícia Militar; Bombeiros Militar do Pará; Polícia Rodoviária Federal.
Texto: Elck Oliveira