No terceiro dia do curso de Produção de Embutidos oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barreiro em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), cerca de 20 alunas do turno da manhã deram continuidade ao aprendizado de uma técnica utilizada para diversificar a elaboração de alimentos.
Nesta quarta-feira, 04, a aula abordou a escolha dos condimentos, o corte e manuseio de três tipos de carne e o enchimento para formar a linguiça.
“É um curso muito proveitoso. Uma boa oportunidade para quem não pode pagar. A capacitação tem como foco ensinar a produção da linguiça para consumo próprio, para fonte de renda e para habilitar os alunos a trabalharem em empresas que atuam neste segmento”, explicou Deusa Costa, instrutora do curso de Produção de Embutidos, da Cosanpa.
A dona de casa Nailza Neri esteve atenta a todas as instruções e já pensa em fazer outros cursos na mesma área. “Estou gostando muito. É uma técnica que ajuda a reaproveitar alimentos em casa, o que é uma economia. O bom é que futuramente também pode gerar uma renda extra”, disse.
Para Lídia Monteiro, coordenadora do Cras Barreiro, trabalhar em parceria para oferecer cursos de forma gratuita à população vulnerável é uma maneira de incentivar mudanças na vida das famílias assistidas pelo espaço. “Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas no Cras. Este curso é ferramenta prevista no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e estamos felizes com o resultado”, avalia Lídia.
A capacitação encerra na sexta-feira, 06, com entrega de certificados e degustação dos alimentos produzidos pelas alunas ao longo da semana.
Texto: Denise Soares