Moradores das ruas São Miguel e Honório José dos Santos, no bairro Jurunas, foram beneficiados nesta terça-feira (24) pela quinta edição do projeto Defesa Civil nos Bairros. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Belém, visa orientar a população sobre prevenção de desastres e riscos domésticos.
A escolha da região, localizada atrás de um supermercado, não foi por acaso. Em abril deste ano, um incêndio de grandes proporções atingiu a área, reforçando a necessidade de ações preventivas.
Crédito: Talison Lima

Maria do Perpétuo Socorro, de 40 anos, aprovou a iniciativa. “Eu amei, de coração. Infelizmente, em nosso bairro ocorrem muitos incêndios e, quando os bombeiros chegam, já está tudo acabado. Foi um incentivo maravilhoso! Vou avisar todo mundo, pois isso é uma maravilha, um projeto incrível”, enfatizou.
Crédito: Talison Lima

Na ação de hoje foram entregues 50 extintores portáteis do programa Fogo Zero e cerca de 150 residências visitadas. As equipes levam orientação sobre segurança com gás de cozinha, instalações elétricas e como agir em casos de princípio de incêndio.
Crédito: Talison Lima

O superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, enfatizou que a segurança das famílias começa com a prevenção. “Mais do que agir em situações emergenciais, nossa missão é estar presente no dia a dia das comunidades, promovendo conhecimento, reduzindo vulnerabilidades e incentivando hábitos de autoproteção. A iniciativa Fogo Zero fortalece esse compromisso, atuando diretamente na proteção dos lares e na construção de uma cidade mais segura”, declarou.
Durante as vistorias, as equipes de engenheiros civis também estão avaliando as estruturas residenciais e orientando como proceder para solicitar vistorias para participarem dos programas sociais voltados para habilitação. Voluntários da Defesa Civil e da Associação de Bombeiros do Estado do Pará (ASSBOMBE) atuaram em conjunto.
Crédito: Talison Lima

PROJETO
O Defesa Civil nos Bairros tem como objetivo principal capacitar os moradores para identificar e evitar situações perigosas, fortalecendo a cultura da prevenção e da autoproteção nas comunidades. As ações incluem visitas porta a porta, oficinas, vistorias e orientações sobre temas cruciais como:
Vazamentos de gás;
Fiações elétricas expostas;
Estruturas comprometidas;
Riscos em períodos de chuva e alagamentos.
Após edições nos bairros do Curió-Utinga e do Guamá, o foco no Jurunas reforça o compromisso da Defesa Civil com a redução de riscos em áreas vulneráveis da capital paraense.