No Dia do Amigo, comemorado neste domingo (20), o Distrito de Mosqueiro comemorou os 40 anos de um grande parceiro: o Hospital Geral. Cerca de 250 pessoas participaram da Missa em Ação de Graças, que aconteceu em frente ao hospital, celebrada pelo padre Cristóvão, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Ó.
Após a missa, quatro funcionárias foram homenageadas pela direção do HGM. Rosângela Sousa representou todos os diretores que já passaram pelo hospital; Maria de Belém Moura, os atuais servidores; Maria Olinda Campos, os funcionários aposentados; e Ivanise Bittencourt recebeu menção especial por ser uma das servidoras mais antigas, tendo estado presente na inauguração do hospital.
“Fiquei muito feliz e surpresa com a homenagem. O HGM foi o meu primeiro emprego e aqui estou há 40 anos. Lembro que quando inaugurou o hospital, nosso primeiro paciente tinha caído de um jambeiro, mas infelizmente foi a óbito. Em todos esses anos tornei o local minha segunda casa e nunca tive problemas com ninguém. Procuro fazer o possível para ajudar nossos pacientes”, declarou a técnica de enfermagem, Ivanise Bittencourt.
Um café da manhã foi servido ao público e às autoridades presentes. Participaram do evento representantes das Unidades Municipais de Saúde, Agência Distrital, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Assembleia Legislativa do Estado do Pará e líderes comunitários. “A própria comunidade nos cobrou essa comemoração. Por isso, optamos por um evento que não interferisse na rotina de atendimento do hospital e que lembrasse a história e a missão desta instituição ao longo desses 40 anos”, explicou Benedito Cavallero, diretor do HGM.
40 anos de serviços essenciais
Com uma média mensal de 5.600 atendimentos, chegando a aumentar 32% no mês de julho, o HGM é o único que atende toda a população do distrito, assim como a população de ilhas adjacentes e, também, os turistas.
O hospital foi municipalizado em junho de 2003, desde então está sob a gerência da Prefeitura de Belém, por meio da Sesma.
O HGM dispõe de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica pediátrica. Além de atendimento especializado em urologia, angiologia e traumatologia.
Nesta nova gestão, a instituição recebeu novos materiais e equipamentos como berços, cadeiras de rodas, leitos de adultos, macas, suporte de soro, armários, mesas laqueadas, bebedouro, cadeiras de escritório, mesas de mayo e materiais eletroeletrônicos.
Em breve, o hospital receberá uma reforma completa, que envolverá a ampliação das áreas de urgência e emergência, farmácia, necrotério e copa, construção de novo almoxarifado, além das aquisições de aparelho de ultrassonografia e de eletrocardiograma.
< Texto: Paula Barbosa