Mosqueiro recebe campanha de educação ambiental

A campanha de educação ambiental do Verão da Gente já é sucesso, em Mosqueiro. A iniciativa é do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em parceria com Agência Distrital, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação de Bombeiros Civis da ilha e a Cooperativa de catadores de material reciclável (Cooperemos), criada há três meses com dois propósitos: ajudar na sensibilização sobre a importância da coleta seletiva do lixo e gerar renda a 15 homens e mulheres que estão à frente do negócio da economia solidária. A frente esteve em ação na manhã deste sábado, 17.

Os pontos visitados foram as praias do Farol e Chapéu Virado e a avenida 16 de Novembro, principal corredor de acesso ao centro de Mosqueiro. A via sofre com a prática do descarte irregular de entulho, poda de árvores e lixo doméstico, apesar de a Prefeitura Municipal de Belém manter coleta regular.

Segundo Mauro Ribeiro, coordenador das ações, após o verão, os trabalhos da campanha vão continuar com a participação de associações de moradores, jovens, grupos diversos de proteção das praças e praias e igrejas e o poder público. A ideia é formar comitês educativos para livrar Mosqueiro do lixo. A forma mais simples é separar o lixo úmido (restos de alimentos) do seco (papel, plástico, ferro, alumínio e vidro).

“É uma tarefa desafiadora, porque Mosqueiro é um balneário com características de cidade numa área territorial superior a Belém em 42%, mas, a campanha foi abraçada com carinho e nós estamos nessa rede integrada coordenada pela Prefeitura de Belém”, disse o professor Leirson Azevedo, coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Mosqueiro) e um dos idealizadores da cooperativa de trabalhadores e trabalhadoras de coleta de material reciclável. “Nossa frente de trabalho está aberta para receber apoio da sociedade por ser uma iniciativa de sustentabilidade, preservação ambiental e economia solidária”, completou.

Barracas – As ações da campanha visitaram na manhã deste sábado, 17, o corredor das praias do Farol e do Chapéu Virado. A permissionária Rosangela Giestas, que está no ramo há mais de 40 anos, disse que o trabalho é bom e que precisa ser estendido para além do período do verão. “Essa iniciativa é muito boa porque Mosqueiro é um balneário, um local turístico que realmente precisa dessa conscientização”, disse. “Aqui na minha barraca já fizemos a coleta do óleo reciclável e queremos ajudar na campanha que, na minha opinião, precisa ser feita junto aos visitantes também e à população flutuante de Mosqueiro que joga lixo fora do horário e dias de coletas”, destacou Leiliane Maciel, permissionária da barraca da praia do Farol.

A campanha de educação ambiental também visa uma mudança de hábito. “As pessoas precisam entender que geramos o lixo e precisamos separá-los antes do descarte”, explica Jairo Neves, do Departamento de Educação Ambiental da Sesan. Segundo Tiago Mercês, presidente da Cooperemos, a prática da separação do lixo entre seco e úmido seria ideal para o trabalho da cooperativa. “As pessoas misturam o lixo e isso é ruim porque não conseguimos fazer a coleta normal e muito do que seria renda é desperdiçado”, ensina.

Ampliação – Por enquanto, a ação da coleta seletiva do lixo está concentrada nos bairros Maracajá, Vila e Aeroporto, mas devido à procura crescente de moradores, condomínios e órgãos públicos, o trabalho deve ser ampliado para os bairros da Baia do Sol, Carananduba, região das ilhas e locais que ainda não possuem coleta de lixo regular. “Os verdinhos, como já estão nos chamando, tendem a crescer bastante com apoio da Prefeitura de Belém e da comunidade em geral”, festeja o professor Leirson Azevedo.

A campanha de educação ambiental do Verão da Gente segue até o final do mês de julho. A Cooperativa faz a coleta do material reciclável. As terças e quintas-feiras no horário de 9h às 12h.

Serviço:
>>
Coleta de lixo reciclável
Terças e quintas – 9h às 12h
Praias – farol e chapéu virado
Avenida 16 de novembro
>> Lixo seco (papel, alumínio, ferro, vidro e plástico)
Maiores informações: Cooperemos (91) 98596-5283

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar