A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a ilha de Mosqueiro, na manhã deste domingo, 31. Uma missa na igreja da matriz de Nossa Senhora do Ó abriu a programação religiosa coordenada pelo cônego Cristovão Santos Freitas, há 12 anos à frente da paróquia da padroeira do distrito.
A imagem também foi levada à sede da Agência Distrital de Mosqueiro, onde foi acolhida pela agente Vanessa Egla, servidores e moradores do bairro do bairro da Vila. A celebração especial se encerrou no colégio católico. A emoção marcou a visita.
Em sua mensagem e bênção, o cônego Freitas pediu pelos mais pobres, pelos jovens e por todas as famílias que perderam seus entes queridos vítimas da Covid-19. O religioso também pediu um olhar especial das autoridades públicas pela ilha de Mosqueiro.
“Um lugar abençoado, mas ainda cheio de pessoas carentes, pais e mães de famílias desempregados, que encontram na esperança traduzida na fé em Maria um acalanto. Por isso, a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré renova essa esperança em dias melhores e que esta casa da agência distrital também represente uma porta de esperança para todos”, proferiu o cônego, durante a bênção.
Emoção e esperança
Bastante emocionada, a agente distrital Vanessa Egla, agradeceu a visita à Arquidiocese de Belém, aos homens da Guarda de Nossa Nazaré e à paróquia de Nossa Senhora do Ó pela oportunidade de receber a imagem peregrina.
“Não tenho palavras para traduzir meus sentimentos, mas só quero agradecer a Nossa senhora e dizer que as portas da agência distrital estarão sempre abertas para receber as demandas da comunidade e que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe e nos permita conduzir essa gestão trabalhando para proprocionar qualidade de vida para todos”, disse a agente.
Jovens – Em suas mensagens especiais à Virgem de Nazaré, o cônego Freitas pediu pelos jovens por entender que a juventude representa o futuro da humanidade e, por isso, merece políticas públicas de educação qualificada e de inserção na vida religiosa.
“Vejo hoje, os jovens sofrendo por essa falta de educação e de uma atenção especial por parte da sociedade. Precisamos acolher essa juventude, sob pena de comprometermos o futuro, por isso, pedi a Nossa Senhora por eles”, disse, acrescendo ainda que a visita da imagem peregrina em Mosqueiro leva esperanças para realidades e circunstâncias diferentes.
“É sempre uma emoção diferente. A cada ano, Nossa Senhora vem ao encontro de situações adversas, mas Maria é o sinal de Deus em nossas vidas e precisamos acreditar em dias melhores para todos nós”, completou o religioso.
Fé – A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré iniciou sua agenda em Mosqueiro na noite de sábado, 30, após carreatas nos municípios de Benevides e Santa Bárbara do Pará, localizados à margem da rodovia PA – 391, que dá acesso à ilha de Mosqueiro.
Em todos os lugares, moradores renderam homenagens. Em Mosqueiro, a imagem chegou por voltas das 17h; houve missa campal na Praça da Matriz e também marcou o encerramento do mês missionário de Outubro.
A agenda do domingo, 31, abriu com missa às 6h30 e visitação da imagem na Igreja da Matriz. Muitos devotos acompanharam a programação pedindo bênçãos e agradecendo pela saúde. “Todos os dias o testemunho de pessoas humildes é muito grande. Maria é o maior sinal de Deus em nossas vidas”, disse o cônego Freitas ao abençoar seus paroquianos. A visita da imagem encerrou com missa no colégio Nossa Senhora do Ó.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								