Além do amor pelo São João, o quadrilheiro carrega um sentimento a mais: a paixão pelo grupo de quadrilha que integra. As histórias de pessoas que estão há anos nessas agremiações juninas provam isso.
Aos 54 anos, a dona de casa Dionizia Monteiro está na quadrilha Rosa Vermelha, do bairro da Terra Firme, há 30. Mais velha do grupo, Dionizia tem disposição de sobra para ensaiar. “O meu esposo adora quadrilha, ele faz questão que eu participe. Quando eu digo que me sinto velha, ele diz que estou em forma. Ele me incentiva muito”, disse.
Ela cultiva muito amor, para além do São João, pela quadrilha do bairro. “É um grande amor que eu tenho pela Rosa Vermelha”, destacou.
“Se virar nos trinta” para pela paixão pela quadra junina faz parte da vida de um quadrilheiro. È o que demonstra Glicia Ferreira, que tem a mesma idade de Dionizia e cuida dos netos Nicolas e Arthur enquanto as filhas ensaiam para as apresentações do mês de junho tanto na capital, quando nos interiores do Estado do Pará.
“Nunca dancei, só acompanho minhas filhas, que sempre incentivei. Eu amo quadrilha. Quando viajo para o interior levo tudo o que vão precisar, como comida, água, roupas e os brinquedos para distrair os netos. Vou equipada de tudo”, falou Glicia, que mesmo não dançando vive a paixão das quadrilhas durante toda a época junina.
Em Belém, o tradicional concurso de quadrilhas se inicia nesta quinta-feira, 20, com a programação do Arraiá da Capitá 2019. Serão 33 grupos se apresentando dos dias 20 ao dia 23 na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, a partir das 20 horas, na primeira fase de disputas.
O servidor público Marcelo Alcântara não dança mais, mas não abandonou a quadrilha do coração e estará presente, na Aldeia Amazônica, para assistir e torcer pela quadrilha Mensageiros do Amor, da Pedreira, que se apresenta no sábado, 22.
“A quadrilha nasceu dentro da minha casa. Dancei até 2009 e parei, mas continuo ajudando como posso”, destaca. “Parte da minha casa é o ateliê da quadrilha, é lá que preparamos adereços, objetos para efeitos especiais e arranjos", conta.
A primeira apuração do concurso será na segunda-feira, 24, e as apresentações da fase classificatória serão nos dias 26, 27 e 28, com apuração final no sábado, 28.
No ano passado, a quadrilha campeã foi a Reino de São João, do bairro do Guamá.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Jamyla Magno
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								