Movimentos sociais vão contribuir com a programação do Fórum Social Pan-Amazônico

Na tarde desta quarta-feira, 23, a organização do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) se reuniu com representantes de movimentos sociais, para buscar estratégias para a programação do evento, que será realizado em julho deste ano, em Belém.

A plenária foi realizada no Sindicato dos Bancários, no bairro do Reduto, e contou com representantes de diversos movimentos sociais, que farão parte do Fórum, e da Prefeitura de Belém, o coordenador de Relações Internacionais (Coint), Luiz Arnaldo Campos, que colabora com a organização do evento, apoiado pela administração municipal.

Durante o encontro, os representantes dos movimentos sociais puderam dar sugestões de atividades para a programação do fórum, ideias para ajudar na logística dos participantes, entre outras contribuições para o evento.

Fortalecimento – O diretor nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Paulo Cohen, destacou que a reunião é o inicio do fortalecimento do fórum. ”Este momento é importante, com o encontro de diversas entidades, para começar o processo de fortalecimento do Fospa, que vai ocorrer este ano, em Belém, onde vamos poder defender a Amazônia”.

Entre as deliberações da primeira reunião com os movimentos está a criação de um comitê para fazer a articulação de todas as plenárias com os movimentos sociais, que vão montar atividades fora da Universidade Federal do Pará (UFPA), espaço que vai receber a maioria da programação.

Comitê Belém – “Esta reunião é para fazer com que os movimentos sociais assumam o fórum, pensando na programação além dos muros da UFPA. Pensar o que vamos fazer nas comunidades, e as atividades que vamos proporcionar para as pessoas. Tudo isso está dando partida, hoje, com a formação do Comitê Belém”, explicou Luiz Arnaldo Campos.

Representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Miguel Cantanhede, ressaltou a importância dos movimentos participarem das estratégias de um evento tão importante para Belém. “Para nós é uma honra participar desse fórum. É uma forma de unir os movimentos sociais, todos juntos pela Amazônia e, de forma coletiva, fazer com que o nosso direito seja garantido”.

Sede – Belém será sede do Fospa pela terceira vez. O evento vai reunir, entre os dias 28 e 31 de julho, representantes dos nove países da Pan-Amazônia: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além de outros países da Europa e Ásia.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar