Mais de 200 mudas de plantas ornamentais foram distribuídas na manhã deste domingo, 04, na praça da República, pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em uma ação em parceria com o Rotary Club.
A ação faz parte do Projeto “Faça Belém Florir. Qualquer Cantinho Serve” desenvolvido pelo Rotary Club, que estimula a sociedade a plantar flores em qualquer lugar, que conta com o apoio do Banco da Amazônia.
“Muitas pessoas acham que a obrigação é exclusivamente do poder público de plantar flores na cidade. E não é. Cada um pode fazer sua parte. Cada um pode usar aquele pedacinho de calçada e tornar um jardim. Ou simplesmente colocar um vaso com uma flor na janela de sua residência. Cada um tem que se sentir dono e responsável por fazer uma Belém mais florida”, detalhou o governador presidente do Rotary Club, Antonio Sampaio.
A diretora geral da Semma, Susany Nery, esteve presente na ação e falou sobre a importância da conscientização da população. “É importante que a população tenha consciência da importância de cuidar das plantas ornamentais que são colocadas pela Prefeitura de Belém nos logradouros da cidade. As pessoas não devem pisar, arrancar ou quebrar. É importante a população tenha esse amor pelas flores, que deixam a cidade mais bonita”.
As mudas ornamentais da espécie Beijo foram distribuídas para a população. “Eu peguei uma muda e vou levar para plantar na porta da minha residência. Quando ela tiver maior e cheia de flores, vou ver minha casa mais bonita. O espaço é pequeno, mas se cada um fizer de pouquinho em pouquinho, teremos uma cidade mais florida”, garante Rosa Souza, moradora do bairro de Canudos.
E para marcar a ação, a equipe da Semma e do Rotary Club fizeram o plantio de uma arvoreta de ipê na praça da República, que daqui alguns anos estará florindo no local.
Texto: Ana Paula Azevedo