Muita animação durante a comemoração dos 121 anos de Outeiro

Os moradores da Ilha de Caratateua comemoram hoje, dia 13, o aniversário de 121 anos da ilha. A manhã começou com alvorada de fogos, culto ecumênico e com a apresentação da banda da Guarda Municipal, que animou o público com sucessos de Michael Jackson e músicas regionais.

Para comemorar a data especial, um dia inteiro com programação religiosa, cultural, de esporte, lazer e serviços para a população. A festa é promovida todos os anos pela prefeitura de Belém por meio da Administração Regional de Outeiro.

Às 9h30 o público cantou os parabéns e cortou o bolo de três metros, oferecido pela Associação dos Comerciantes e Barraqueiros de Outeiro (Ascombo). O doce, com recheio de cupuaçu e doce de leite, levou 24 horas para ficar pronto e contou com o trabalho de seis pessoas. Para a presidente da associação, Elisângela Santos, o resultado do trabalho valeu a pena. "Há seis anos a Ascambo oferece o tradicional bolo de aniversário da nossa ilha. É uma satisfação muito grande", comentou.

A cabeleireira Ivonete Cordeiro, de 54 anos, se apressou para garantir uma fatia do bolo. "Cheguei cedo para comemorar o aniversário da minha Outeiro. Ela merece toda essa festa e nós também. Vou ficar até mais tarde e acompanhar toda a programação", garantiu.

Com o tema “Um presente para a ilha” a comemoração reúne diversos órgãos do município: Portal do Trabalhador, Sesma, Departamento de Vigilância em Saúde, Fumbel, Combel, Escola Bosque, Semob, Sejel, Fundo Ver-o-Sol, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante, Funbosque, Escola da Pesca, Conselho Tutelar, Cras, Núcleo Cuida Belém, Ama Belém, Comus, Ouvidoria, além da 3ª Vara da Infância e Juventude de Icoaraci, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

A ação social das secretarias começou às 8h com serviços de emissão de seguro desemprego, meia passagem, orientações sobre o microcrédito, atualização cadastral no Bolsa Família. emissão de carteira de identidade, além de palestras sobre a saúde, verificação de pressão arterial e Glicemia.

Os arte-educadores da Semob também participam da festa com ações de educação para o trânsito e reunindo a criançada para brincadeiras, pinturas corporais, atividades pedagógicas e teatro de Fantoches.

Um dos estandes mais procurados é o do Portal do Trabalhador, com meta de 500 cadastros para encaminhamento ao mercado de trabalho e 200 agendamentos para seguro desemprego. João Amaral da Silva, 32 anos, está desempregado há três anos e aproveitou a oportunidade. "Emprego hoje em dia não está fácil, então achei muito importante a preocupação da nossa agente distrital de oferecer todos esses serviços para população. Quem sabe daqui eu não consigo um emprego?", comentou o morador.

A administradora regional de Outeiro, Elizete Cardoso, vai completar cinco meses à frente do órgão, e se disse satisfeita com a festa. "Outeiro é um lugar lindo, privilegiado pela natureza e que por muito tempo ficou esquecido. Tivemos a preocupação de ir além de programações culturais, que são importantes, mas também procuramos oferecer ações de cidadania para a população e vejo que deu certo, a procura está sendo satisfatória", avaliou a agente distrital.

A programação continua ao longo do dia e inclui ainda apresentação do Marquinho do Sax e Banda, coletivo de teatro Man'avu e o concurso cultural com participação de escolas de Outeiro.

Texto atualizado às 11:19 pela jornalista Dandara Almeida (Núcleo de Imprensa – Comus/PMB).

Texto: Igor Fonseca

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar