Município realiza o 2º curso de qualificação para as pessoas LGBTQIA+

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, data simbólica da conscientização para a superação da homofobia, que transcorre nesta terça-feira, 28, um grupo de 12 pessoas atendidas pela Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), da Prefeitura de Belém, realiza o curso Básico de Hidratação e Escova de Cabelo.

O curso é oferecido gratuitamente, por meio do Banco do Povo, que mantém contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a oferta de 26 cursos de qualificação profissional, com o total de 1.155 vagas à população em geral de Belém, até 2023.

Participantes satisfeitos

O transexual masculino e bissexual Christofer Araújo, estudante de 21 anos, está fazendo o segundo curso na área de cabeleireiro, através da parceria do Banco do Povo e da CDS. Em outubro do ano passado, ele cursou Corte de Cabelo para Iniciantes, que foi ministrado por meio do Instituto Embelleze.

"É muito bom poder ampliar o conhecimento que a gente teve com o outro curso. Eu não sabia pegar numa tesoura e já consigo tirar uma renda bacana. Atendo em casa e também vou na casa das pessoas. Isso já me salvou de algumas situações", conta Christofer.

No momento, ele trabalha como atendente em um restaurante, mas pretende investir na profissão de cabeleireiro com a aquisição de equipamentos para trabalhar. "O que eu gostei do curso é que dura duas semanas, só quatro horas por dia, é um curso rápido, mas se aprende muita coisa em pouco tempo", comemora.

O estudante gay João Paulo Morais, de 18 anos, também está fazendo o segundo curso pelo Banco do Povo. "É bom somar experiência. Para nós (LGBTQIA+) o acesso ao mercado de trabalho é mais difícil, as empresas julgam muito pessoas como nós", desabafa.

Ele sonha em montar um salão de beleza junto com a mãe. "Esses cursos (gratuitos) são uma ótima iniciativa (da Prefeitura) porque só com a nossa renda não dá para fazer esses cursos", explica.

Geração de renda

A coordenadora de Diversidade Sexual, Jane Patrícia Gama, explica que os cursos são uma demanda do público atendido pela CDS, que busca alternativas de emprego e renda, inclusive, com especial interesse em aprender para trabalhar na área da beleza.

"Para nós, do Banco do Povo de Belém, que temos a missão de oferecer oportunidades de qualificação profissional e de crédito solidário, especialmente para os públicos mais vulneráveis da nossa cidade, é com satisfação que estamos buscando corresponder às expectativas do público LGBTQIA+", destaca a coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão.

Ela ressalta, que o BPB apoia, inclusive, no pequeno negócio que as pessoas que participam dos cursos possam querer montar a partir do aprendizado que estão recebendo.

A instituição oferece crédito de até R$ 5 mil para pessoa física e de até R$ 10 mil para pessoa jurídica, com carência, pagamento parcelado e juros que variam de zero (0,01%) a 1,5%.

O curso Básico de Hidratação e Escova já tem duas turmas definidas. A primeira, direcionada ao público atendido pela CDS, iniciou as aulas na segunda-feira, 27, no Centro de Educação Profissional Belém, do Senac, localizado na Rua Serzedelo Corrêa. A segunda turma, cuja inscrição foi aberta ao público e já encerrou, vai começar as aulas no próximo dia 11 de julho. A carga horária desse curso é de 40 horas.

Texto: Enize Vidigal

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar