Prefeitura entrega nova Feira de São Brás com placa solar e área de convivência

A mais nova entrega da Prefeitura de Belém marca uma nova era para a capital paraense.

Crédito: Jader Paes

Cerimônia de entrega foi oficializada pela Prefeitura de Belém e o Governo do Estado.

A Prefeitura de Belém entregou a nova Feira de São Brás, com boxes de vendas reformados, equipados com eletrodomésticos e com placa solar (algo inédito nas feiras da cidade). Ao todo, 195 permissionários que atuam no local são beneficiados, marcando uma nova era para a capital paraense. A entrega foi oficializada na tarde desta terça-feira, 19. A obra da Prefeitura de Belém teve o aporte financeiro do Governo Federal, através da Itaipu Binacional.

“Este é um novo momento que a cidade está vivendo. Belém se recupera de muitos anos de tempo perdido e agora se qualifica para ser uma cidade de orgulho para todos nós: a capital da Amazônia e uma cidade reconhecida no Brasil e no mundo”, destacou o prefeito.

A nova Feira de São Brás está aberta ao público de segunda a domingo: de 8h às 18h na Grande Feira; e de 8h às 15h nos espaços de refeições e lanches. A entrada é pela Av. José Bonifácio.

Os permissionários ganharam boxes de vendas modernos, seguros e equipados com eletrodomésticos, entre fogão a gás, congelador e refrigerador. Os setores estão distribuídos em 159 novos boxes para vendas diversas, 24 equipamentos de vendas de refeições populares e 12 de comércio de lanches. A estrutura de primeira linha vai atender todos os clientes e turistas da cidade, especialmente no ano em que Belém vai sediar um dos maiores eventos climáticos: a COP30.

“Quem vier a esta Feira, irá se embelezar com esta estrutura arquitetônica maravilhosa que, certamente, forma um dos prédios públicos mais bonitos do mundo”, enfatizou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a celebração da entrega da nova Feira de São Brás.

Crédito: Syanne Neno

Área de alimentação da nova Feira de São Brás tem amplo espaço para as áreas de refeições e de lanches, além de painéis solares instalados.

Os novos boxes são metálicos e de fácil manutenção. Eles estão em um espaço amplo e seguro, monitorado por 160 câmeras instaladas. Além dos novos espaços de vendas, a nova Feira de São Brás conta com três banheiros públicos (masculino, feminino e PCD) na área das refeições e lanches e dois banheiros públicos (masculino e feminino) na área da Grande Feira.

Iniciativa inédita nas feiras do município! A Prefeitura de Belém também instalou painéis solares para a geração de energia ao condomínio onde funciona a nova Feira de São Brás, garantindo economia para os permissionários, que passam a pagar uma taxa menor de condomínio.

Segurança e modernidade marcam uma nova era para os permissionários

Crédito: Syanne Neno

Maria Elenice deixou os tempos de insegurança pra trás com a nova Feira de São Brás entregue pela Prefeitura.

“Essa reforma foi a melhor coisa que aconteceu na nossa vida. Quando estávamos lá fora, sem estrutura nenhuma, com ambiente sujo, era terrível. Ainda tinha o problema da insegurança, vivíamos com medo de sermos assaltadas e quase ninguém aparecia pra comprar nossos produtos. Agora, com este lugar lindo, vai ser tudo de bom. Só temos a agradecer à Prefeitura de Belém”, disse Maria Elenice Nascimento, que há 28 anos vende confecções em São Brás.

Em frente ao espaço dos lanches e refeições, também foi construída uma pracinha. O que era apenas uma via de acesso, agora virou um espaço de convivência.

“Quando a gente trabalhava naquele sufoco, pedíamos a Deus para mudar de vida. Foi maravilhoso, tudo será diferente a partir de agora, com esse presente da Prefeitura. E que venha a COP”, comemorou Risomar Sousa, 57 anos, que vende refeições há 33 anos.

Além de toda a estrutura e beleza dos novos espaços, mais um motivo para comemorar: todos os permissionários da nova Feira de São Brás foram regularizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). Agora, iniciam uma nova etapa profissional em suas vidas, retornando ao símbolo da história e do comércio de Belém, devidamente estruturado.

“A entrega desta nova Feira de São Brás marca uma nova era para estes trabalhadores que terão toda a estrutura necessária para alavancarem suas vendas no ano de uma tão esperada COP30. É a Prefeitura de Belém fazendo a economia girar e proporcionando conforto, higiene e segurança para quem vende e também para quem compra”, disse André Cunha, titular da Sedcon.

Crédito: Jader Paes

O prefeito de Belém, Igor Normando, celebrou a entrega da nova Feira de São Brás.

Educação Ambiental

Durante a inauguração, também estiveram presentes as equipes da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), ligada à Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), com os serviços de coleta seletiva e educação ambiental na nova Feira de São Brás.

A coleta seletiva e a educação ambiental em espaços públicos, a exemplo da feira que é um dos maiores cartões-postais da cidade, são fundamentais para a sustentabilidade e a conscientização comunitária.

Os serviços ajudam a informar sobre reciclagem, reduzem resíduos, valorizam recursos ao permitir o reaproveitamento e engajam a comunidade em iniciativas ambientais, como destaca Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva:

“Esses espaços são ideais para a educação prática, facilitando a compreensão do processo de coleta seletiva. Programas bem-sucedidos podem servir como modelo para outras localidades, promovendo uma cultura de sustentabilidade que impacta positivamente a sociedade”, complementa.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar