Revitalização executada pela Prefeitura de Belém contempla cerca de 200 pontos de luz e leva mais segurança e bem-estar à comunidade, atendendo a uma demanda histórica na ilha.

Moradores da ilha de Cotijuba, em Belém (PA), vivem noites mais iluminadas e seguras. O motivo reside na revitalização de cerca de 200 pontos de iluminação pública, com a substituição das antigas lâmpadas por modelos de LED, considerados mais potentes, duráveis e econômicos. A substituição foi realizada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e atende ao programa “Luz de Belém”, que renova e moderniza a iluminação no município, promovendo mais segurança e qualidade de vida para a população.
Além de garantir ruas com melhor visibilidade e mais qualidade na infraestrutura pública, a nova iluminação também contribui para a organização e a beleza da ilha, melhorando a experiência de frequentadores, turistas, moradores e comerciantes de toda Cotijuba.
Segundo o secretário executivo de Iluminação Pública da Sezel, Vitor Frota, a iniciativa representa um avanço importante para Cotijuba, uma vez que os moradores da ilha aguardavam há anos pelas melhorias na rede de iluminação. “Levamos um atendimento de qualidade para a população da Ilha de Cotijuba, que há anos aguardava uma ação como essa. Esse trabalho não para por aqui. Vamos seguir levando melhorias para toda a cidade, incluindo os distritos de Belém e as áreas mais afastadas do município”, destacou.

Serviço bem executado muda a vida dos trabalhadores
Diego Serra é morador de Cotijuba e já nota a diferença no serviço executado pela Prefeitura. Diego trabalha com motorrete, o transportes mais tradicional da região. Para ele, a nova iluminação trouxe mais segurança e praticidade, especialmente para quem também dependem do serviço à noite. “A gente que trabalha com o transporte de visitantes e também de moradores aqui na ilha fica muito satisfeito. Agora já conseguimos trabalhar melhor. Essas novas lâmpadas fizeram muita diferença”, parabeniza.

Izalina Soares é permissionária e vende café da manhã na praça onde chegam as embarcações com visitantes e frequentadores. Ela relata que a troca das luminárias impactou diretamente sua rotina. “Como eu trabalho com café da manhã, chego aqui ainda no escuro, antes do sol nascer. Antes era muito ruim e até perigoso, por causa da iluminação precária, mas agora podemos dizer que a nossa ilha está sendo vista pela prefeitura. Melhorou demais a nossa situação. Quando chego de madrugada, eu até me confundo se ainda é noite ou se já amanheceu”, disse, sorridente.

A subprefeita de Outeiro, Glenda Amaral, também responsável pela gestão da Ilha de Cotijuba, disse que a revitalização da iluminação era uma demanda antiga dos moradores. “A gestão municipal está dando uma resposta concreta e atendendo uma das principais demandas da população da ilha. A chegada da nova iluminação é só o começo. Outras melhorias estão a caminho para valorizar ainda mais a nossa ilha e garantir mais qualidade de vida para os que vivem aqui”, enfatizou.
- Texto: Afonso Santos