A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), deu continuidade, nesta sexta-feira, 3, à implantação do Sistema de Gestão de Perícia Médica.
A ferramenta digital é desenvolvida no órgão municipal para auxiliar os atendimentos realizados pela Coordenadoria de Perícia Médica e Social, unidade do IPMB responsável em garantir amparo ao servidor público municipal de Belém na avaliação da capacidade para o trabalho e na constatação da incapacidade temporária ou até definitiva (aposentadoria) do servidor para exercer suas atividades. A meta é que o final deste ano o Sistema seja implantado completamente no Instituto.
A equipe de Serviço Social e Psicologia da Seção de Acompanhamento Psicossocial, setor vinculado à Coordenadoria de Perícia Médica e Social, passou por treinamento sobre o funcionamento da nova tecnologia, nesta sexta-feira, na sala do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB.
Processo totalmente digital
Por meio da ferramenta tecnológica, será possível agendar atendimentos e fazer a emissão de documentos, como laudos, fichas de acompanhamento e atestados psicológicos, de modo digital.
"Os documentos passarão a ser assinados eletronicamente pelos assistentes sociais, psicólogos e médicos peritos", explica Braini Dariberg, responsável pelo treinamento e consultor técnico da Agenda Assessoria, empresa de tecnologia do segmento previdenciário prestadora de serviços do IPMB.
Em 10 de novembro, foi realizado o primeiro treinamento com parte da equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial, setor responsável por encaminhar grande parte das pessoas atendidas pela Perícia Médica.
Hoje foi realizada a parametrização (configuração) das assinaturas eletrônicas de outros integrantes da Seção, que ainda não haviam feito o procedimento necessário para que os documentos gerados nos atendimentos possam ser assinados de modo digital.
"O novo sistema vai possibilitar também a realização de procedimentos realizados pelos psicólogos e assistentes sociais, como acompanhamento social, entrevista social pré e pós aposentadoria, geração de relatórios de atendimentos, entre outros", acrescenta o consultor técnico.
Papel Zero
O Sistema de Gestão de Perícia Médica faz parte do projeto Papel Zero, idealizado pela presidência do IPMB para supressão de processos físicos no órgão. A meta é dispor de serviços totalmente digitais para agilizar os fluxos dos procedimentos de concessão dos benefícios previdenciários.
Os processos em tramitação no Instituto já podem ser assinados digitalmente desde o último dia 19 de novembro, quando foi concluída a parametrização das assinaturas digitais dos servidores do órgão municipal responsáveis por realizar os despachos/pareceres de forma eletrônica.
“Os documentos que serão assinados eletronicamente terão um código digital e um QR Code para validação das assinaturas”, explica Braini Dariberg.
Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Dhony Vale, os servidores do IPMB já foram orientados para que todas as tramitações de novos processos sejam realizadas de modo digital.
“Para que a gente possa identificar alguma inconsistência e corrigir o mais rápido possível, para que em janeiro de 2022, coloquemos em prática o projeto Papel Zero no Instituto”, destaca o diretor.
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								