Novas ferramentas tecnológicas viabilizam agilidade nos processos previdenciários municipais

Novas tecnologias estão em fase de desenvolvimento e implantação no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) com objetivo de modernizar os serviços prestados pela autarquia previdenciária municipal aos servidores, inativos e pensionistas.

Atualmente, estão em funcionamento o aplicativo de celular Meu RPPS (prova de vida digital), o Sistema de Gestão de Perícia Médica, o Sistema de Assinatura Digital, o Processo de Pensão Digital e o Sistema de Gestão de Almoxarifado (Hermes).

Estão em fase de testes no IPMB o Módulo de Controle de Arrecadação, o Módulo de Investimentos, o Módulo Agenda Social, o Módulo Scan, o Sistema Digital de Folha de Pagamento, o Sistema de Digitalização de Processos, o Portal do Cliente, o Sistema de Suporte de Tecnologia (Hefesto) e o Aplicativo Gestor. O balanço das novas tecnologias digitais desenvolvidas no Instituto foi divulgado nesta quarta-feira, 30.

Papel Zero

Para utilizar as ferramentas tecnológicas, os servidores do IPMB responsáveis pelos serviços alcançados pelas tecnologias, vêm passando por treinamentos coordenados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto (Nuti).

"São tecnologias que vêm auxiliar a gestão do Instituto, por meio do projeto Papel Zero, para encerrar os processos físicos (em papel) em tramitação na entidade, dar mais agilidade à concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte e prestar um serviço cada vez melhor aos nossos segurados”, destaca o diretor do Nuti, Dhony Vale.

Entre as ferramentas, destaca-se o Sistema de Pensão de Perícia Médica, por meio da qual a equipe de médicos peritos do IPMB poderá emitir laudos, manter registro do histórico de cada paciente para verificar se houve evolução do quadro de saúde e inserir observações sobre os atendimentos.

Para a titular da Coordenadoria de Perícia Médica e Social do IPMB, médica perita Renata Fontelles, "essa ferramenta será de fundamental importância para que possamos dar agilidade na tramitação dos processos para garantir o amparo legal ao servidor público na avaliação de sua capacidade laboral".

Atualmente, as perícias médicas no IPMB são agendadas via e-mail (spm@ipmb.pmb.pa.gov.br).

Texto: Walrimar Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar