Novos conselheiros do Conselho Municipal LGBTI+ tomam posse em Belém

A composição dos membros do primeiro Conselho Municipal LGBTI+ de Belém ocorreu na tarde desta terça-feira, 6 de agosto. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio Antônio Lemos. O conselho é composto por representantes da sociedade civil e da administração municipal e tem o papel de assessorar o executivo municipal no fomento a políticas públicas, nos mais diversos segmentos para a população LGBTI+.


São 14 entidades participantes do conselho, sendo sete governamentais e sete da sociedade civil, totalizado 28 membros, entre titulares e suplentes.


Representante da ONG Olívia, o conselheiro Marcos Melo destacou a luta de toda população LGBTI+, ao lado da Prefeitura de Belém, para a criação do conselho. “Esse conselho é fruto de muita luta. A gente sabe que não é fácil, em um país tão violento, construir políticas para a nossa população. É, a partir de agora, que começam os nossos desafios. É uma ferramenta para a nossa luta”, declarou.


Participaram da posse, a titular da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), Jane Patrícia Gama, e a titular do Conselho Nacional de direitos LGBTI+ do Governo Federal, Amanda Anderson, que destacou o pioneirismo de Belém na criação do conselho. “O Pará é um dos estados mais violentos para LGBTI. Essa é uma oportunidade que poucos municípios tem no Brasil”, disse.


Criação


O Conselho Municipal LGBTI+ foi criado em junho de 2023, durante o Fórum Belém LGBTI+, promovido pela Prefeitura de Belém. O Conselho foi sancionadio por meio da Lei 9.903.


Composição do Conselho


Órgãos Governamentais:

Gabinete do Prefeito 

Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH)

Fundação Papa João XXIII (Funpapa)

Secretaria Municipal de Educação (Semec)

Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)

Fundação Cultural de Belém (Fumbel)

Guarda Municipal de Belém (GMB)


Sociedade Civil:

Rede Paraense de Pessoas Trans (Reppat)

Grupo Homossexual do Pará (GHP)

Comitê Arte pela Vida 

Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (ONG Olívia)

Associação de Lésbicas da Amazônia Paraense (Alamp)

Coletivo Sapato Preto Amazônida 

União da Juventude Socialista LGBTI+


 

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar