Novos serviços de segurança para a Belém 400 anos

Belém está a poucos dias de completar 400 anos. E para a comemoração ser completa, a Prefeitura Municipal de Belém realiza uma série de investimentos no quesito segurança, entre elas, a implementação do sistema de vídeomonitoramento que vai abranger os bairros do Guamá e Terra Firme.

Previsto para ser ativado a partir da semana do aniversário de Belém, o sistema de vigilância funciona por meio de câmeras, em 16 pontos divididos entre os bairros do Guamá e Terra Firme. Responsável pelo monitoramento 24h por dia, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai trabalhar em parceria com o Centro Integrado de Operações (Ciop) e secretarias municipais como a de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesma), entre outras.

“O objetivo principal deste serviço é levar à população um atendimento mais humanizado e com agilidade”, explica a inspetora chefe da Divisão de Operações da GMB, Cristina Costa. De acordo com ela, as equipes responsáveis por este controle irão acionar as secretarias para atender cada demanda de forma específica.

“Se em algum momento for avistada uma pessoa depositando entulhos em uma área proibida, nós imediatamente estaremos fazendo este registro – seja da pessoa ou da placa do veículo – e acionaremos a Sesan. Assim será feito nos demais casos, especialmente relacionados à segurança da população”, enfatiza a inspetora.

Investimento – A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, está investindo mais de R$ 6 milhões de reais em um Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), para a elaboração de ações estratégicas de segurança na região de Belém.

Fazem parte do SIM o programa “Crack, é Possível Vencer”, que monitora por meio de 19 câmeras de segurança o bairro do Barreiro, e conta com o apoio de um ônibus que faz o controle presencial; consta ainda, o trabalho de operacionalização e fiscalização do trânsito no município, realizado pela GMB; a implementação do vídeomonitoramento dos bairros do Guamá e Terra Firme; o ‘153’ que é o número de telefone para prestação do Serviço Público de Emergência, que será implementado a partir de fevereiro; e o SOS Mulher, que visa atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estão sob medida protetiva concedida pela Justiça.

Novos serviços– No intuito de coibir as ações criminosas e garantir mais segurança para a cidade, em fevereiro – mês do Carnaval – a GMB passa a oferecer o serviço de atendimento 153, que vai receber denúncias sobre roubos, danos ao patrimônio público, despejo irregular de lixo, entre outras ocorrências.

O serviço atende ao Ato nº 4.717, de 23 de julho de 2015 da Agência Nacional de Comunicações (Anatel), estabelecido pela Lei 13.022 que cria o Estatuto das Guardas Municipais. O atendimento através do 153 é mais um serviço de segurança pública e dará assistência 24h à população.

Já o SOS Mulher, que é um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Belém e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, tem previsão de funcionamento a partir de abril deste ano, por meio de um aplicativo instalado no celular, e estará vinculado a uma central de monitoramento.

O comandante da GMB, Fernando Queiroz explica que o aparelho, ao ser acionado, alerta a central de controle, que imediatamente acionará a viatura da Guarda Municipal mais próxima. “Buscamos por meio desta ferramenta, tentar impedir a concretização da violência contra a mulher. Para isso teremos uma equipe especializada neste monitoramento”.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar