Obesidade infantil é tema de projeto levado à rede municipal de ensino de Belém

Projeto que visa promover o enfrentamento à obesidade infantil começa a ser levado às escolas da rede municipal de ensino fundamental em Belém. Promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), o projeto “Prevenção da Obesidade Infantil” levará, nos dias 09, 10 e 11 de março, orientações a cerca de 400 crianças, de 6 a 9 anos de idade, da Escola Municipal Rotary, no bairro da Condor. O projeto visa beneficiar todas as escolas da rede municipal de Belém.

“Inicialmente, fizemos uma abordagem com os pais dos alunos, sensibilizando-os quanto às escolhas alimentares dos filhos. Realizamos, ainda, uma avaliação antropométrica das crianças, que inclui o peso e altura, para saber se está adequado à idade. E por fim, os professores também serão orientados sobre metodologias adequadas para inserir a temática nas disciplinas escolares”, explicou a coordenadora adjunta da Copsan, Luciana de Aquino.

A pequena Adriely Silva, de apenas 7 anos, era só elogios ao projeto. “Tá sendo muito bom. A tia viu meu peso e minha altura, depois comemos lanches com muita fruta, e amanhã nós vamos brincar na quadra”, ressaltou, ansiosa pelo último dia de encontro que contará com ações do projeto Brinca Belém.

“A criança que cresce com sobrepeso, pode se tornar um adulto obeso com sérios problemas de saúde. Nosso objetivo é, justamente, fazer essa prevenção ainda na infância”, enfatizou a coordenadora, Luciana de Aquino.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número global de crianças que estão acima do peso, com menos de cinco anos de idade, é de pelo menos 41 milhões, o que demonstra a importância da participação dos governos e organismos de saúde na questão.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar