“Tudo que mais desejo é sair do aluguel e voltar a ter uma moradia digna para viver com a minha família”, disse a servidora pública Graça Marques, que integra o grupo das famílias que aguardam pela entrega da segunda etapa do residencial Portal da Amazônia, localizado na orla de Belém, no bairro da Cidade Velha.
“Só quem vive de aluguel é que sabe o quanto é difícil e dos problemas e sofrimento que estamos passando com essa longa espera", lamentou a servidora pública, enquanto acompanhava a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) ao canteiro de obras do habitacional.
Aguardam pela conclusão desta etapa da obra 79 famílias. ‘’Estamos aqui com muito boa vontade em ajudar, mas não podemos afirmar que toda a obra será entregue daqui a seis meses, pois sabemos que não seria possível, mas vamos sentar com as famílias e representantes da comunidade para que, juntos, possamos encontrar a melhor solução’”, explicou o titular da Sehab, Rodrigo Moraes.
Durante a visita, o secretário conheceu algumas áreas que, segundo moradores, podem abrigar novos conjuntos habitacionais no bairro. “Este primeiro contato é para me inteirar da situação, pois precisamos conversar com os moradores e com a empresa responsável para saber a real situação da obra. Não podemos tomar nenhuma decisão precipitada, por isso me coloco à disposição para receber uma comissão de moradores na secretaria”, disse.
Espera – Nascido e criado no bairro, o segurança Edilberto Lacerda, de 52 anos, lamenta que os filhos tenham crescido em um pequeno imóvel alugado. “Já são mais de 12 anos que esperamos por uma moradia que é um direito nosso, pois fomos remanejados de nossas casas para a construção do projeto da orla. Meus filhos, que já estão crescidos, eram crianças quando tudo isso começou. Cresceram em um pequeno espaço onde moramos alugado e eles sempre indagavam quando iríamos voltar para casa. O mais triste é que até hoje este dia ainda não chegou”, desabafou o morador.
Texto: Noely Lima