Obras da Prefeitura de Belém puxam alta de empregos formais em Mosqueiro

Emprego garante a realização de sonhos. O sonho do pedreiro Alacy Silva Santos, 26, é construir a própria casa, e do seu amigo de trabalho Werbert Ribeiro, 27, é voltar a estudar. Os dois estão trabalhando na finalização da obra de reforma do Mercado Municipal da Vila, que foi retomada pela Prefeitura de Belém, após correção de erros da gestão passada, e segue a todo vapor com previsão de entrega no mês de setembro. Já o sonho das Marias Pintoras, que estão atuando na obra de reforma do Instituto de Assistência dos Servidores do Município de Belém (IASB) é poder ampliar o grupo para dar conta da demanda crescente de serviços.

Os exemplos marcam a subida do índice de empregos formais na Região Metropolitana de Belém, que em Mosqueiro, é puxada por obras da PMB que visam melhorar o atendimento e dar mais segurança aos usuários do serviço público.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese) apontam uma conjuntura positiva no quadro da empregabilidade na capital paraense, embora o mundo ainda esteja sob pandemia. De acordo com a análise do primeiro semestre do ano (janeiro a junho de 2021), baseada em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Belém abriu 2.163 postos de trabalho, com os seguintes setores em evidência: construção em primeiro lugar, comércio, em segundo; indústria em geral, em terceiro; agropecuária, em quarto lugar e, serviços em quinto lugar. Com esse mesmo resultado, Belém configura entre as sete capitais da região Norte na geração de empregos formais.

Vacinação – Para o técnico e pesquisador do Dieese, Everson Costa, o efeito da vacinação contra a Covid-19 está causando a retomada gradual dos empregos. Ele afirma que a agenda positiva de obras públicas em construções de escolas, saneamento, hospitais e asfalto, além dos programas sociais de geração de renda como Bora Belém, de atendimento as mães solo, e o Banco do Povo, de incentivo à economia popular, devem continuar melhorando o quadro econômico da capital paraense. “Devemos ter um segundo semestre mais folgado, mais diferenciado e com mais postos de trabalho em decorrência do avanço da vacinação e dessa agenda pública positiva, que são braços importantes para abertura de novos postos de trabalho”, analisou Costa.

Na análise do montante dos doze meses (julho de 2020 a julho 2021), Belém assume a vice-liderança no ranking das capitais com maior poder de empregabilidade. O saldo positivo demonstra 7.291 postos de trabalho, perdendo apenas para Manaus que abriu 37.864. O boletim do Dieese, divulgado neste mês de agosto, destaca que, apesar da conjuntura desfavorável provocada pela pandemia, o emprego formal na capital paraense apresentou crescimento tanto no primeiro semestre do ano como nos últimos doze meses.

Sonhos – Para quem estava desempregado nos últimos dois anos de pandemia, a hora é para voltar a sonhar com a prosperidade. Segundo Antônio Lelis, encarregado da obra do mercado municipal de Mosqueiro, o retorno do trabalho garantiu emprego para quase 16 operários divididos em funções diferenciadas no canteiro. “Agora estamos no acabamento”, conta. O novo mercado será grandioso com mil metros quadrados e mais de 70 boxes de comercialização de diversos produtos e serviços com destaque para o açaí.

Os pedreiros Alacy Silva Santos e Werbert Ribeiro estão no local trabalhando e de olho num futuro melhor. “É bom estar empregado porque a gente consegue se planejar e sonhar com coisas boas; eu quero terminar minha casa e dar mais conforto pra minha família, minha esposa e meus filhos”, conta o rapaz morador do bairro do Maracajá, em Mosqueiro. Seu colega de trabalho, Werbert Ribeiro, morador de Ananindeua, estava desempregado e conseguiu a vaga para trabalhar em Mosqueiro. “Aqui é bom porque a empresa garante alojamento e eu estou ficando aqui, mas quero voltar a estudar e terminar meu ensino médio ainda este ano”, disse o jovem.

Marias Pintoras – O nome de Marias Pintoras é fictício, mas as amigas Rejane Lima, 46; Dayane Bentes e Rosangela Vilhena, a “Rosa”, levam muito à sério porque foi com esta identidade que elas ganharam fama no município de Benevides e agora estão no mercado da construção civil, atuando na arte da pintura e do acabamento da obra. Cada uma delas tem uma história de vida diferente e elas se identificaram pela amizade e amor ao trabalho. “A gente se conhece há anos e a confiança que temos uma na outra faz a diferença”, conta Rejane, a encarregada da obra de reforma do IASB, em Mosqueiro.

A obra do IASB visa melhorar o atendimento do usuário. O local vai ganhar rampa de acessibilidade, consultório odontológico e ambientes acolhedores. As meninas estão caprichando no novo visual. Dayane e Rejane são casadas e aproveitaram seus talentos para atuarem na construção civil. “Eu era decoradora de festa, fazia pinturas, desenhava e, isso, me deixou muito a vontade para trabalhar com acabamento de pinturas de parede”, conta Dayane.

O trabalho no IASB está elevando o nível do grupo. “Aqui vai ser referência pra nós e depois a gente vai crescer muito, tenho certeza”, almeja Rejane Lima, que pretende ampliar o quadro de trabalhadoras e formalizar a empresa do grupo. “Por enquanto, ainda estamos terceirizadas, porém, em breve, vamos criar nossa própria empresa porque tem mercado, já que muitas pessoas preferem as mulheres pela confiabilidade”, disse.

As obras do IASB e do Mercado Municipal da Vila devem ficar prontas antes do final deste ano. O prefeito Edmilson Rodrigues visitou a obra do Mercado e destacou a geração de emprego como ponto alto do investimento na retomada da obra. Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, para retomar a obra foi necessário reavaliar o processo administrativo, realizar pagamentos de parte do passivo deixado pela gestão passada, porém, o resultado foi satisfatório. “Estamos com investimentos acima de um milhão nos dois complexos, mas estamos no prazo final e tudo deverá ser entregue em 45 dias”, analisou.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar