Obras da UPA da Marambaia devem ser entregues em outubro

Este mês a Prefeitura de Belém deve entregar à população a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Marambaia, localizada na rua Maravalho Belo. As obras do prédio, que conta com um pavimento e oferecerá atendimento 24 horas, já foram concluídas.

Na manhã desta segunda-feira, 30, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou o novo prédio e aproveitou para conferir o mobiliário e a instalação de equipamentos. Acompanharam o prefeito na visita o secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim, além de representantes do poder legislativo, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (PSDC).

De acordo com a Sesma, foram investidos cerca de R$ 6 milhões, provenientes do tesouro municipal e do Ministério da Saúde. A obra foi iniciada ao final de 2014, mas devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelas administrações públicas em todo o Brasil, o projeto de construção acabou sofrendo ajustes no cronograma de execução.

“Estamos fazendo os últimos ajustes no prédio dessa nova UPA. É mais uma importante obra destinada à saúde pública de Belém. A nossa programação é de entregar agora no mês de outubro”, destacou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Até o final do ano, a prefeitura deve entregar ainda as obras de reforma da UPA do Jurunas e do Hospital e Pronto-Socorrro Municipal do Guamá Humberto Maradei Pereira. Para o primeiro semestre de 2020, a previsão é de que seja entregue a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castanheira.

Ainda de acordo com a Sesma, a UPA da Marambaia atenderá o contingente populacional da área do Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent) que envolve dez áreas, dentre elas Marambaia, Souza, Águas Lindas, Mangueirão e Val-de-Cans.

Capacidade – Assim como as demais UPAs da capital, a unidade hospitalar de média complexidade da Marambaia possui o perfil de porte 3, com a capacidade de cobertura de 201 a 300 mil habitantes e atendimento diário, médio, de cerca de 500 pacientes por dia, com serviço 24 horas e atendimento em sala de vermelha para os casos com risco de morte.

As UPAs estão localizadas em pontos estratégicos da grande Belém e atendem aos habitantes dos bairros circunvizinhos à sua localização, servindo de suporte também às unidades de atenção básica. “Aqui na Marambaia teremos equipe médica e odontológica, mas também sala de raios-x. A UPA funcionará ininterruptamente e com diversos serviços novos a serem oferecidos à população”, explicou o secretário Sérgio Amorim, titular da Sesma.

Mais – A UPA da Marambaia contará com atendimento em especialidades de clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia. Os atendimentos funcionam mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade. Serão disponibilizados também exames de urgência para radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais.

Abrãao Silva, 59, disse estar ansioso para o dia da entrega da unidade de saúde. “Moro há 50 anos aqui na rua Maravalho Belo e tenho a certeza que essa obra vai nos ajudar muito. Agora não vamos para outras UPAs, vamos nessa que fica aqui no bairro”, contou.

Texto: Sérgio Chêne

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar