As comemorações do aniversário de Belém continuaram no início da tarde desta quarta-feira, 12, com a entrega das obras do Tucunduba.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, entregaram aos moradores do bairro Terra Firme, o terceiro e último trecho da etapa das obras do Canal do Tucunduba.
As obras inicioaram na primeira gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2000) e, posteriormente, passou a ser executado pelo Governo do Estado do Pará.
300 mil beneficiados – O terceiro trecho de obras do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, orçada em R$ 250 milhões, passa pelo perímetro da rua 2 de Junho até a travessa Vileta. Esta obrade macrodrenagem deve beneficiar 300 mil moradores dos bairros Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
"Mais de uma década parada. E, em cerca de pouco mais de dois anos, felizmente, vimos a obra sendo retomada. Governador, parabéns! Como prefeito e como cidadão que teve o privilégio de começar a primeira etapa, é um sonho realizado. É uma grande conquista. Ter colocado a bacia do Tucunduba como prioridade, isso foi reconhecer uma luta histórica do povo da bacia", destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Mesmo que ainda precise aguardar pelas obras, uma das moradoras da rua Rosa Maria comemora a iniciativa e os avanços existentes na área. "É uma obra que já vai ajudar muito. Ainda falta bastante. Mas já traz uma esperança pra gente", contou Maria Luiza Ferreira, 18 anos, sobre a entrega das obras do Tucunduba.
Iluminação – Com as obras do terceiro trecho do Tucunduba finalizadas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já iniciou a instalação de 93 pontos de iluminação em LED, ao longo da avenida Tucunduba.
O serviço de Macrodrenagem do Tucunduba incluiu, também, a Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Doce que está em fase de finalização.
Canal da União – Na cerimônia, o prefeito de Belém e o governador do Estado, juntamente com parlamentares municipais, estaduais e federais, assinaram a ordem de serviço para a revitalização do canal da União, orçada no valor de R$ 47.681.949,03.
Em seguida, o governador assinou o decreto para desapropriação de imóveis localizados nos canais da União e Timbó.
"Essas obras não seriam feitas com a agilidade que conseguimos fazer, se não tivesse a parceria do município. (…) Essa obra é fundamental, porque não cuida só do canal, ela cuida da dignidade e traz cidadania para o bairro e para as pessoas que moram aqui", disse o governador do Pará, Helder Barbalho.
Texto: Joyce Assunção